PUBLICIDADE

Sequência de incêndios e colheitadeiras de alto valor são consumidas pelas chamas

Foto: Reprodução
Compartilhe este post
No intervalo de pouco mais de 24 horas, duas colheitadeiras pegaram fogo em lavouras da região do Alto Jacuí, deixando um prejuízo estimado que pode ultrapassar 1 milhão de reais. Os casos foram registrados em Cruz Alta e Santa Bárbara do Sul, em dois episódios distintos, ambos durante operações em campo.
O primeiro caso ocorreu no final da tarde de terça-feira (04/11), em Cruz Alta, na localidade de Benjamin Nott, a cerca de 15 quilômetros do centro. A colheitadeira — uma John Deere Serie S de grande porte — estava em operação quando o fogo começou. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o combate às chamas pelo risco de avanço do fogo sobre a lavoura, já que o incêndio iniciou no meio da plantação. Mesmo assim, o maquinário foi destruído.
Pouco mais de 24 horas depois, na noite de quarta-feira, outra máquina foi perdida no interior de Santa Bárbara do Sul, na comunidade de Progresso. De acordo com as informações apuradas, tratava-se de uma New Holland TC57, equipamento bastante usado em propriedades de médio porte na região.
Moradores e proprietários tentaram mobilizar ajuda via grupos de WhatsApp, acionando vizinhos para tentar conter o fogo, mas o incêndio se espalhou rapidamente. Pela distância das áreas urbanas, não houve possibilidade de chegada do Corpo de Bombeiros a tempo. A guarnição de Panambi foi até o local do sinistro. A máquina ficou totalmente consumida pelas chamas.
Técnicos explicam que, na hora da colheita, a combinação de baixa umidade relativa do ar com a entrada constante de palha e poeira em movimento rotativo exige atenção permanente com limpeza, manutenção preventiva e monitoramento visual de temperatura e ruídos fora do padrão.
A recomendação é que operadores parem a máquina em intervalos regulares, façam a retirada de palha acumulada e verifiquem vazamentos ou áreas de aquecimento anormal. Cada vez mais, seguradoras do setor rural têm reforçado a orientação de registro de manutenção e limpeza justamente por esse tipo de ocorrência ser comum na safra de verão e na reta final da safra de inverno.
Jornal O Alto Jacuí

Leia mais

PUBLICIDADE