PUBLICIDADE

Temporais causam estragos: Mais de 60 mil gaúchos ficam sem luz devido à chuva intensa e fortes rajadas de vento

Compartilhe este post

Na noite desta quinta-feira (15), os efeitos da chuva intensa e das fortes rajadas de vento foram sentidos em diversas regiões do Rio Grande do Sul, deixando mais de 60 mil pessoas sem energia elétrica, conforme informações da CEEE Equatorial. As áreas mais afetadas são o Litoral Norte e a Região Metropolitana, com os municípios de Cidreira, Porto Alegre, Viamão, Imbé, Tramandaí e Capão da Canoa sendo os mais atingidos.

Além do vento, a chuva, que se intensificou ao longo da quinta-feira e madrugada de sexta-feira (16), tem causado transtornos por meio de alagamentos e deslizamentos de terra em várias cidades do Nordeste e Norte do estado.

Um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indica a formação de um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha, podendo resultar em precipitação de 100 a 150 mm e ventos de até 90 km/h na capital, Porto Alegre.

A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), composta por diferentes órgãos municipais e estaduais, está preparada para lidar com possíveis incidentes decorrentes de enxurradas, alagamentos, queda de árvores e postes, destelhamento de imóveis e transtornos na mobilidade urbana.

A Defesa Civil orienta a população a evitar transitar nas ruas durante o período de alerta, buscar abrigo em locais seguros, manter distância de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, evitar entrar em áreas alagadas, observar alterações nas encostas e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Com informações: Fernando Kopper

Fonte: Leouve

Leia mais

PUBLICIDADE