O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil ao mercado norte-americano. A medida, segundo ele, passa a valer a partir de 1º de agosto e será aplicada inclusive sobre mercadorias transbordadas — ou seja, que tentem driblar a cobrança passando por outros países.
A decisão foi comunicada em uma carta oficial enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual Trump afirma que a medida foi motivada por “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres” e por “violações à liberdade de expressão de americanos”, sem apresentar provas.
No texto, o republicano faz duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e defende o ex-presidente Jair Bolsonaro, classificado como “um líder altamente respeitado”. Trump chamou o julgamento de Bolsonaro no STF de “caça às bruxas” e “vergonha internacional”.
Ainda na carta, Trump ameaça aumentar as tarifas caso o Brasil reaja com medidas similares, e autoriza a abertura de uma investigação comercial contra o país com base na Seção 301 da lei americana, usada em casos de práticas comerciais consideradas desleais. Ele também sugere que as tarifas poderiam ser revistas, para cima ou para baixo, dependendo da abertura do Brasil ao comércio com os EUA.
A medida acirra as tensões diplomáticas e comerciais entre os dois países e poderá afetar diversos setores da economia brasileira, especialmente o agronegócio e a indústria de transformação, que têm os Estados Unidos como um dos principais destinos de exportação.
Agora no Vale






