O presidente dos EUA, Donald Trump, reafirmou que o prazo de 1º agosto, data prevista para a entrada em vigor as tarifas impostas pelo republicano, “permanece firme” e não será prorrogado, em publicação na Truth Social, nesta quarta-feira, 30.
Trump anunciou que as importações da Índia enfrentarão uma tarifa de 25% a partir de 1º de agosto e que também haverá uma “penalidade” para a compra de equipamentos militares e petróleo da Rússia.
“Temos pouca troca comercial com eles porque suas tarifas estão entre as mais altas do mundo e suas barreiras não tarifárias são as mais detestáveis”, disse Trump nesta quarta-feira (30) em sua rede Truth Social.
Caminho para o diálogo
Na reta final antes do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 30, que há possibilidade de uma nova conversa com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, quando ele regressar da Europa.
Em maio, o ministro da Fazenda esteve reunido com Bessent em Los Angeles, na Califórnia (EUA), para tratar das relações econômicas bilaterais entre os dois países. Agora, está prevista para entrar em vigor já nesta sexta-feira, 1º de agosto, a tarifa de 50% prometida pelo presidente norte-americano, Donald Trump, para todos os produtos brasileiros vendidos para o mercado americano. Até o momento, não há sinal de que esse movimento poderá ser revertido.
Correio do Povo






