DestaquesEducaçãoGeral

Intercooperação: Escola de Espumoso visita cooperativa escolar de Arroio do Tigre

0
Compartilhe este post

No dia 18 de agosto, alunos do 6º ano e os líderes de turma da Escola Municipal  Imaculada Conceição, do Depósito, fizeram uma visita técnica a escola Jacoob Dickel da comunidade da Coloninha no Arroio do Tigre. Eles foram acompanhados pelas professoras Taís Pierezan Klein e Maria Regina Textor e das coordenadoras pedagógicas da secretaria de educação, Magali P. de Oliveira e Liége Birgeier, com apoio da área de relacionamento da Sicredi Espumoso. A visita foi promovida através do Programa A União Faz a Vida e teve como objetivo visitar a CooperDickel – Cooperativa escolar fundada em 2013 pelos alunos do educandário incentivados pela Sicredi Centro Serra.

A CooperDickel produz mudas de hortaliças de variados tipos e vende para produtores rurais da região. Porém o grande ganho da iniciativa é a vivência dos valores e princípios do cooperativismo e as noções de gestão cooperativa vivenciadas pelos jovens associados.

Outro ponto estimulado pela cooperativa é a sucessão familiar rural, pois as atividades promovem uma reflexão sobre os benefícios da vida no campo.

Os alunos e professores da escola do Depósito gostaram dos exemplos da Coloninha e estão motivados a implantar uma cooperativa escolar na comunidade. Sendo assim, o próximo passo é sensibilizar os pais, lideranças e parceiros para colocar em prática o projeto.

O Programa A União Faz a Vida é desenvolvido pelo Sicredi, em parceria com a prefeitura municipai, apoio da Cotriel e assessoria pedagógica da empresa Costa &Costa de Santa Cruz.

Visitação a estufa da CooperDickel

Mais em Destaques