Centenas de espumosenses se uniram aos milhares de fiéis que participaram no último domingo (9) da 71ª Romaria de Fátima em Cruz Alta. Após dois anos sem a tradicional procissão ao Santuário de Fátima sendo feita apenas de forma on-line, milhares de fiéis acompanharam a Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima em Cruz Alta.
Estiveram presentes em Cruz Alta, várias caravanas de municípios da região, com muitas excursões; alguns fiéis vieram a pé pagando promessas.
A programação iniciou às 08h, com a missa de acolhida aos romeiros que foi celebrada pelo Pe. Márcio Laufer.
A caminhada começou logo após 9 horas quando a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi levada da Catedral, em romaria, até o Santuário Diocesano pelos casais organizadores, fiéis e com a participação dos romeiros.
A missa principal, aconteceu às 10h no Santuário, e teve uma novidade, devido a diocese de Cruz Alta ainda não contar com um Bispo, desde a transferência de Dom Adelar Baruffi para Cascavel, esse ano foi celebrada pelo Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin e concelebrada pelos padres da Diocese de Cruz Alta.
Na tarde, às 14h30min, aconteceu a bênção da saúde, com o Padre Luiz Carlos Leite, um dos pontos máximos da festa.
No santuário, foram comercializados churrasco, galeto, risoto, salada de frutas, cucas, e outros lanches. Ao redor do santuário, havia o comércio popular, com muitos produtos à venda.
Fonte: Grupo Pilau de Comunicação/Diocese de Cruz Alta






