No último dia 1º de junho, o Prefeito Municipal em Exercício, Daniel Vicente Morgan, esteve na Superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) em Passo Fundo para protocolar o Ofício 141/2023. O objetivo do documento é solicitar providências por parte do DAER em relação ao conserto de um bueiro localizado na VRS 817, na saída para Salto do Jacuí.
Essa não é a primeira vez que o município entra em contato com o DAER sobre essa questão. Em 2022, a administração municipal já havia solicitado medidas para evitar riscos de desmoronamento na pista. Após um contato telefônico entre o Secretário da Administração do município e a 6ª Sargento do DAER/RS, no dia 25 de março de 2022, um servidor foi designado para o local e realizou a colocação de um delineador para chamar a atenção dos motoristas. Posteriormente, foi encaminhado o ofício nº 261/2022, acompanhado de fotos que ilustravam a situação e solicitavam a tomada de providências.
Nesta última quinta-feira, um novo pedido foi protocolado junto ao DAER, reforçando a necessidade de reparo nessa demanda. O bueiro danificado causa grande preocupação para a administração municipal, uma vez que há previsão de aumento da cratera existente, o que pode resultar em sérios danos na pista de rodagem da VRS-817.
A situação é crítica, com três tubos de concreto de um metro que foram arrancados pela força das águas, causando um desmoronamento de terra e formando uma cratera com aproximadamente quatro metros de profundidade. Essa cratera está a menos de 0,5 metros da VRS-817.
O Prefeito Daniel Vicente espera que o DAER atenda prontamente a essa reivindicação do município e realize os trabalhos necessários nesse ponto, que é utilizado por um grande número de pessoas de toda a região. A urgência no conserto do bueiro é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos os usuários da via.
Com informações: Fernando Kopper
Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Campos Borges






