A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informou que a partir desta segunda-feira (17/7) serão iniciadas onze frentes de trabalho em sete estradas de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul. As obras abrangem desde a construção de viaduto, ponte e rotatórias, até manutenção asfáltica de pavimentos, limpeza de margens, roçadas e tapa-buracos.
A realização dos trabalhos pode ocasionar bloqueios de faixas e, consequentemente, lentidão ou retenção de veículos nas vias afetadas. Portanto, a EGR alerta os usuários para que dirijam com prudência, estejam atentos às sinalizações e respeitem os limites de velocidade indicados nas rodovias.
As regiões Metropolitanas e as estradas que ligam ao litoral contarão com equipes empenhadas na construção de uma nova ponte no km 3,5 da ERS-474, localizada em Santo Antônio da Patrulha. As equipes seguem formando as galerias que comporão a nova estrutura, após o içamento e colocação de 22 aduelas na semana passada. Além disso, estão previstos serviços de roçada e limpeza nas margens da ERS-040, entre o km 12 e o km 50, em Viamão.
Nos vales do Taquari e do Rio Pardo, as obras estarão concentradas na pavimentação asfáltica de uma rotatória no km 27 da RSC-453, em Lajeado, e na construção de uma segunda rótula no km 29, também em Lajeado. Outras atividades incluem roçada, limpeza de margens e conservação nas seguintes estradas: ERS-129, do km 75 ao km 84, entre Encantado e Muçum; ERS-130, do km 69 ao km 75, em Lajeado; e RSC-453, do km zero ao km 29, entre Venâncio Aires e Lajeado.
Na Serra e Hortênsias, o foco das obras é a terraplanagem e a construção de muros de contenção no entorno do viaduto de Gramado, localizado no km 36 da ERS-115. Também haverá sinalização entre o km 26 e km 40 da ERS-115, no mesmo município.
Já na região Norte do Estado, serão realizados trabalhos de fresagem e renovação asfáltica entre o km zero e o km três da ERS-135, em Passo Fundo, além de serviços de roçada e limpeza nas margens do km 62 ao km 78, entre Erebango e Erechim.
De acordo com Luiz Fernando Záchia, diretor-presidente da EGR, as obras fazem parte de um cronograma elaborado pelo corpo técnico para realizar melhorias em trechos estratégicos, reforçando a segurança da população que utiliza as estradas. O objetivo é garantir uma logística mais eficiente, prevenir acidentes e incentivar o desenvolvimento dos setores produtivos que dependem de vias de qualidade.
Com informações: Fernando Kopper
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul






