Alto Alegre se prepara para um evento inédito e cheio de energia – literalmente! Nesta sexta-feira, 17 de novembro, a cidade receberá o CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. O evento, patrocinado pelo Sicredi e com o apoio da Prefeitura Municipal, promete uma noite especial de diversão e aprendizado para toda a família.
A programação gratuita terá início às 19h na Praça da Matriz, proporcionando aos moradores de Alto Alegre a oportunidade de vivenciar uma experiência cinematográfica única. Serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis, todos abordando temas essenciais como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade.
Claudete Morgan, Secretária da Educação, destaca o orgulho de Alto Alegre por ser o primeiro município da região a aderir ao Programa União Faz a Vida, do Sicredi, o que proporcionou a vinda do CineSolarzinho. A participação especial dos alunos do 7º e 8º anos das Escolas Barão Homem de Mello e Princesa Isabel agrega ainda mais valor ao evento, com a exibição dos audiovisuais produzidos durante uma oficina de cinema online, realizada em 09 de novembro, com foco na temática “Sustentabilidade”.
A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, contando com o patrocínio do Sicredi e o apoio da Prefeitura Municipal de Alto Alegre, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. A realização fica por conta da Brazucah Produções, com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal.
A programação inclui duas sessões de cinema, às 19h e 20h, com a exibição dos curtas-metragens “Fazer Juntos” e “Asas da Imaginação”. A entrada é gratuita, sem a necessidade de ingresso. Além das sessões, o público poderá desfrutar de pipoca e visitar o furgão do CineSolar, transformado em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
Em caso de chuva, o local do evento será transferido para a Quadra de Esportes da EE Barão Homem de Melo, garantindo que a magia do cinema itinerante movido a energia solar não seja interrompida por condições climáticas adversas.






