A temperatura no Rio Grande do Sul deve subir acentuadamente nesta quinta-feira (5), marcando a véspera de um novo episódio de chuva e temporais que afetará o Sul do Brasil.
Depois de dias com clima ameno, o ingresso de ar quente fará com que a tarde seja muito mais quente, com máximas entre 33ºC e 34ºC na Região dos Vales.
O aquecimento será rápido e intenso ao longo do dia, com predominância de sol e poucas nuvens. Na Metade Norte, pode haver chuva isolada de verão em alguns pontos, devido ao calor.
A instabilidade, no entanto, deve se intensificar na sexta-feira (6), com a formação de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul. Entre o final da semana e o início da próxima, o estado, junto com Santa Catarina e Paraná, será atingido por uma frente fria que trará chuva forte e temporais isolados.
O risco de chuva intensa é maior no Noroeste e no Norte do estado, onde acumulados podem variar entre 100 mm e 200 mm. Também há possibilidade de granizo e rajadas de vento localmente fortes.
A MetSul Meteorologia destaca que os temporais tendem a ser mais isolados, afetando um número menor de cidades em comparação à linha de instabilidade registrada no último domingo, que deixou milhares de pessoas sem energia elétrica.
A partir de sábado, uma massa de ar frio deve avançar pelo Rio Grande do Sul, contribuindo para a formação de uma frente fria que trará chuva significativa principalmente para a Metade Norte do estado, Santa Catarina e Paraná.
*Foto Bruno Neves/ Agora no Vale
*Agora no Vale






