PUBLICIDADE

Retomado o Programa Primeira Infância Melhor – PIM – em Espumoso

Foto: Reprodução Redes Sociais
Compartilhe este post
A Prefeitura Municipal de Espumoso, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, Secretaria da Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social (Assistência Social), informou a retomada do Programa Primeira Infância Melhor – PIM no município.
Nos próximos dias, as famílias dos bairros Arroio, Luiz Parizotto, São Valentim, Habitar Brasil e União receberão a visita das visitadoras do programa, que levam orientação, apoio e atividades voltadas ao desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos de idade, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
O PIM é uma importante política pública de atenção à primeira infância, garantindo oportunidades para que nossas crianças cresçam com mais saúde, afeto e aprendizado.
Como Funciona

Os atendimentos do PIM ocorrem por meio de visitas domiciliares e atividades em grupo realizados periodicamente a famílias com gestantes e crianças menores de seis anos. Em alguns casos excepcionais, o atendimento às famílias pode ser feito de forma híbrida associando visitas presenciais e remotas.

As ações têm como foco a promoção do desenvolvimento integral infantil, da parentalidade positiva, bem como a identificação de potencialidades e necessidades das famílias que devem ser articuladas em rede, visando a integralidade do cuidado.

A participação das famílias é voluntária e ocorre mediante convite e ciência dos objetivos e das ações que serão desenvolvidas. A data e horário dos atendimentos devem ser acordados, considerando o melhor interesse da família. Caso queira desligar-se do PIM, a família não sofrerá nenhum prejuízo no recebimento de benefícios socioassistenciais.

Os atendimentos são planejados a partir do Plano Singular de Atendimento, construído em diálogo permanente com a família e com os profissionais da rede de serviços que realizam seu acompanhamento, onde é possível reconhecer as especificidades de cada família e traçar as ações a serem desenvolvidas. Buscam desenvolver conhecimentos de saúde, educação, cultura e desenvolvimento social e utilizam a ludicidade como uma abordagem que incorpora brincadeiras e jogos e valoriza o potencial brincante das crianças e famílias nos processos de ensino e aprendizagem.

A política dispõe de guias de orientação, instrumentos e formações que apoiam o visitador no planejamento e execução dos atendimentos, além do suporte permanente do GTM, monitores(as) e supervisores(as).

Leia mais

PUBLICIDADE