A Brigada Militar resgatou, na madrugada desta quarta-feira (28), um cachorro que estava sendo mantido em condições de maus-tratos às margens da ERS-223, no Posto Santa Lúcia, próximo à conhecida “curva da morte”. A guarnição foi acionada por volta de 00h30 para verificar a situação e, ao chegar ao local, encontrou o animal — possivelmente da raça Coonhound — confinado dentro de um semirreboque carregado com areia.
O motorista do caminhão foi identificado e afirmou aos policiais que apenas realizava o transporte solicitado por outra pessoa. Segundo ele, o cachorro teria vindo desde Cachoeira do Sul com destino a Erechim e, durante o percurso, seguiria na cabine do veículo. O condutor também disse possuir áudios e conversas referentes ao frete do animal.
A voluntária da ONG Miaujuda, Raquel Balin, esteve no local e constatou o estado debilitado do cão, além das condições inadequadas em que estava armazenado. A tutela do animal foi repassada a ela, que o encaminhou imediatamente às instalações da organização em Ibirubá para atendimento e cuidados.
Diante da situação, foi confeccionado o Boletim de Ocorrência. O motorista responderá pelo crime de maus-tratos contra animais, previsto na legislação brasileira. A pena para esse tipo de violação, quando envolve cães e gatos, é de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição de guarda de novos animais.
Informações: Brigada Militar de Ibirubá


