ArtigosEducação

A Arte e seu Valor

0
Compartilhe este post

                    A Educação Artística é uma disciplina do currículo escolar. Ela tem conteúdo próprio, mas também ela engloba diversas modalidades artístico-recreativas que não visam unicamente o conteúdo, mas abrangem atividades bem mais amplas. Seu objetivo maior não são as comemorações de datas cívicas enfeitando o ambiente escolar, também não procura formar artistas, ela sim oferece as possibilidades para quem tem a tendência para a arte. Através dela trabalha-se o desenho, a pintura, a música, a expressão corporal, o teatro e a dança. Eles desenvolvem um processo de conhecimento profundo de si próprio, do outro e do mundo em que estão inseridos. A arte torna os alunos mais críticos, sensíveis, observadores; desperta o senso real e criativo, abrindo caminho as demais disciplinas, deixando de ser apenas de fundo decorativo, como muitas vezes aparenta ser. Ela sim busca a interligação e a compreensão dos conteúdos das demais áreas do currículo.

                    Muitos ainda não veem a importância dessa disciplina dentro da estrutura curricular, mas é óbvio ela tem seu valor. Os conhecimentos adquiridos através da arte não são solicitados nos anúncios de emprego, porém estão muito longe de serem dispensáveis, pois no dia-a-dia de qualquer área de trabalho exige-se criatividade, disponibilidade, atenção, concentração, iniciativa, espontaneidade e bom humor e isso tudo é trabalhado no ensino de artes.

                    Portanto é necessário refletir sobre o valor da disciplina de Educação Artística, pois ela é indispensável no mundo em que vivemos.

                                                                          Luci Maria Bertani

                                                                         Professora Licenciada em

                                                                         Educação Artística

                                                                         Habilitação em Artes Plásticas.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Artigos