DestaquesGeralRegiãoSaúde

Administração Municipal de Victor Graeff intensifica esforços no combate aos mosquitos e borrachudos

0
Compartilhe este post

Na busca incansável por soluções para o desafio crescente da infestação de mosquitos e borrachudos em Victor Graeff, a Administração Municipal reuniu-se novamente nesta semana para traçar estratégias eficazes. O encontro contou com a presença do prefeito Lairton Koeche, da Secretária de Saúde e Assistência Social, Michele Godoi, da Secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Daiane Seibt, e da extensionista da EMATER, Ana Paula Savadinstzky.

A proliferação desses incômodos insetos tem sido uma preocupação constante tanto na área rural quanto urbana do município, agravada pelo excesso de chuvas na região. Diante desse cenário, a Administração Municipal está empenhada em realizar estudos aprofundados e levantamentos para identificar as melhores ações a serem tomadas.

Como medida imediata, a Secretaria da Saúde está distribuindo um frasco de repelente por família na farmácia básica, além de ter realizado a distribuição em todas as escolas do município. No entanto, a administração ressalta que o controle biológico através da aplicação do BTI (bacilo natural) em rios e córregos, embora seja uma ação eficaz a curto prazo, não resolverá o problema de forma definitiva.

A origem do desequilíbrio na proliferação desses insetos está relacionada a fatores como desmatamento, despejo de lixo e dejetos humanos e animais nos rios, e a diminuição dos predadores naturais, como peixes, sapos e pássaros. Consciente da complexidade do desafio, a Administração Municipal reforça o compromisso em encontrar soluções de curto, médio e longo prazo.

É essencial destacar que controlar a infestação de borrachudos demanda ações coletivas e o engajamento de toda a população. A Administração Municipal conclama a comunidade a se unir nesse esforço conjunto, visando não apenas amenizar os impactos imediatos, mas também construir um ambiente mais equilibrado e saudável para todos os munícipes de Victor Graeff.

Mais em Destaques