O Hospital Notre Dame São Sebastião possui, há mais de 10 anos, uma agência transfusional. O espaço que administra o estoque hospitalar de bolsas de sangue, sua reserva de uso para pacientes e a distribuição final, não é obrigatório em instituições hospitalares, mas facilita e agiliza o atendimento em casos de urgências, podendo ser decisivo para salvar uma vida.
Para a enfermeira Ana Paula Sestari, responsável pela agência transfusional e coordenadora da Comissão de Hemoterapia, “nós temos no hospital a agência transfusional e também o laboratório de análises clínicas que é capaz de, em apenas 45 minutos, analisar e entregar o resultado de compatibilização, o que nos possibilita saber se o sangue da pessoa é compatível com o sangue da bolsa a ser transfundida e esse facilitador significa muito em casos de urgências de transfusão”.
Atualmente os principais casos que demandam uma transfusão de sangue são anemias, deficiência de ferro, pacientes oncológicos, hemorragias, acidentes de trânsito com fraturas expressivas e todos os profissionais do Hospital Notre Dame São Sebastião são treinados e habilitados para transfundir uma bolsa de sangue, processo que é seguro, mas que necessita de especial atenção e preparo da equipe.
Segundo a coordenadora assistencial do Hospital Notre Dame São Sebastião, Ana Flávia dos Santos, ter uma agência transfusional na instituição reflete em uma assistência ainda mais ágil e qualificada ao paciente. “Nossa agência transfusional é cadastrada e aprovada pela Vigilância Sanitária e vistoriada regularmente pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. Isso demonstra que temos estrutura física e operacional para manter esse espaço que qualifica e eleva ainda mais nossa assistência”, disse.
Hoje o Hemopasso, que é responsável pelo fornecimento das bolsas de sangue ao Hospital Notre Dame São Sebastião, está com 40% da capacidade reduzida. Neste sentido, se faz cada vez mais necessária e importante a conscientização sobre a doação de sangue, já que uma única doação, pode salvar até quatro vidas.
O Hospital Notre Dame São Sebastião atende a população de Espumoso, Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Colorado, Tunas, Lagoão, Alto Alegre e Campos Borges. A comunidade destes municípios, ao realizar uma doação de sangue no Hemopasso em Passo Fundo, pode indicar o Hospital Notre Dame São Sebastião como receptor.