Tio Hugo é palco de uma importante manifestação, promovida por produtores rurais nesta sexta-feira, 16/05. O ato pede com urgência, medidas que auxiliem os agricultores gaúchos, que desde 2019 enfrentam estiagens frequentes, e ainda duas enchentes de grandes proporções.
A securitização das dívidas rurais garante maior fôlego para o pagamento dessas contas, contraídas para custear a produção, frequentemente castigada pela falta ou excesso de chuva.
Além de Tio Hugo, participam da manifestação representantes de diversos municípios da região, como Mormaço, Ernestina, Ibirapuitã, Barros Cassal, Soledade, Nicolau Vergueiro, Victor Graeff, Espumoso, entre outros.
Luciane de Lima, representante de Nicolau Vergueiro e uma das lideranças do movimento, falou sobre as manifestações. “Hoje temos uma participação de cooperativas, presidentes de sindicatos e outras lideranças da nossa região. Está sendo muito bom esse movimento, temos muitos agricultores participando e apoiando a causa de pedir a securitização”.
Ela ainda afirmou que já são onze pontos de manifestação no estado, reunindo centenas de municípios. “O nosso movimento está cada vez maior em todo o estado, vemos que temos uma boa aderência e isso nos deixa contentes. Também pedimos para que os comércios venham se fazer presentes, nos precisamos que o comércio venha nos ajudar com água, alimentação e principalmente, que venha apoiar nossos agricultores. É hora de nos unirmos e clamarmos por soluções que garantam a continuidade da produção no estado”.
O ponto de concentração é às margens da RS 153, saída para Passo Fundo. Em frente ao salão Nunca Pensei. Serão feitos bloqueios de pista na ERS- 153 a cada 30 minutos, com duração de 10 minutos cada bloqueio.
Com informações de ASCOM Prefeitura de Tio Hugo e Tua Rádio Cristal