DestaquesEstadoGeral

ALERTA l Inmet emite novo alerta para riscos de tempestades severas

0
Compartilhe este post

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de risco de tempestade para diversas regiões do Rio Grande do Sul, com previsão de granizo, ventos fortes e volumes significativos de chuva. Os avisos, emitidos na madrugada desta sexta-feira (17), abrangem áreas que vão desde a região Metropolitana até parte da Fronteira Oeste.

As áreas em alerta, destacadas em laranja, incluem as regiões Metropolitana, Norte, Noroeste, Serra, Litoral Norte, Região Central e parte da Fronteira Oeste, com validade até a tarde e à noite desta sexta-feira.

O alerta mais severo, em vermelho, com vigência até às 15h do mesmo dia, abrange a região dos Vales, como Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, Serra, Norte e parte das Missões. Em ambos os avisos, o Inmet ressalta a possibilidade de chuva intensa, superior a 60 mm/h ou maior que 100mm/dia, rajadas de vento superiores a 100 km/h e queda de granizo.

O Instituto alerta para os potenciais impactos, incluindo danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos, transtornos no transporte rodoviário e prejuízos em plantações. Em casos de emergência, a população é orientada a contatar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Na capital Porto Alegre, a previsão da Climatempo indica um acumulado de chuva de 70mm para esta sexta-feira. Em Frederico Westphalen, município no norte do Estado que enfrentou altos volumes de chuva nas últimas semanas, a previsão é menor, com 50mm esperados para o dia. Na região Sul, algumas cidades têm previsão de chuva, mas sem alertas de perigo emitidos pelo Inmet. A população deve estar atenta às atualizações meteorológicas e seguir as recomendações das autoridades para minimizar os impactos decorrentes das condições climáticas adversas.

Fonte: Immet

Mais em Destaques