DestaquesEsportesGeral

Atleta com raízes na região é convocada para a seleção principal de vôlei

0
Compartilhe este post

Uma atleta com raízes em Arvorezinha pode integrar a nova geração do vôlei brasileiro na disputa das Olimpíadas de Paris, em 2024. Central do Minas Tênis Clube, o principal do país, Júlia Gambatto Kudiess, de 19 anos, foi convocada pelo técnico Zé Roberto para a Seleção Brasileira de Voleibol.

Ela se apresentou nesta segunda-feira, 16, e na próxima semana viaja aos Estados Unidos para disputar os primeiros jogos da Liga da Nação. A competição serve como preparação para o Campeonato Mundial, marcado para setembro, e é o principal desafio da Seleção no ciclo olímpico.

Júlia tem raízes em Arvorezinha, de onde é a família por parte da mãe dela, a empresária Jerusa Gambatto Kudiess. “Eu amo Arvorezinha e me sinto cidadã”, declara a atleta, que nasceu em Brasília, onde a família atua na área do agronegócio.

Desde criança começou a praticar várias modalidades esportivas, longe de eletrônicos, como judô, natação, música, canto, piano, vôlei e basquete. Com o passar dos anos, ao se aproximar do atual 1,90m de altura, sua rotina ficou ligada ao vôlei.

Ela conviveu com medalhistas olímpicas, como Virna e Leila, amigas de Jerusa, e que a incentivaram por perceberem seu potencial. Mas foi ao assistir as Olimpíadas do Rio de Janeiro que a paixão pelo esporte aflorou. No ano seguinte passou de primeira em uma seleção no Minas, e no ano seguinte acabou pegando a vaga da própria irmã, que abriu mão da carreira para trabalhar na empresa da família. Não demorou para assumir a titularidade de Thaísa, bicampeã olímpica, que se lesionou. A partir daí, a carreira só cresceu.

Uma sequência dos títulos mais importantes do vôlei brasileiro e pelo Minas e pela Seleção de Base, e ainda prêmios individuais, colocaram a jovem no radar do treinador Zé Roberto, que busca renovar a Seleção Principal para as Olimpíadas. Ela conta que há cinco anos não fazia ideia que estaria jogando vôlei profissional, e agora dá passos importantes para representar o Brasil nas Olimpíadas. Ela ressalta que fica feliz pelas mensagens que recebe da região de Arvorezinha, e garante que vai representar bem a todos.

 

Mais em Destaques