O Rio Grande do Sul teve um feriado de muito calor com temperatura à tarde que passou dos 35ºC no Oeste do estado e chegou a quase 33ºC na Grande Porto Alegre, efeito de uma massa de ar quente que passou a cobrir o território gaúcho com aquecimento significativo no final desta semana.
De acordo com dados de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores máximas da sexta-feira no estado foram de 35,3ºC em Quaraí; 33,8ºC em São Luiz Gonzaga; 33,6ºC em Santiago; 33,4ºC em Alegrete; 33,3ºC em Teutônia; 33,2ºC em São Borja; e 33,0ºC em Uruguaiana.
Estações automáticas particulares indicaram marcas de 33ºC a 35ºC em muitas cidades dos vales e do Noroeste do estado, destacando-se, por exemplo, máximas de 35,3ºC em Porto Xavier; 35,2ºC em Horizontina; 35,0ºC em Porto Vera Cruz e Santo Antônio das Missões.
A tendência, de acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia, é a temperatura se elevar ainda mais com o auge do calor neste fim de semana à medida que a massa de ar quente se intensifica sobre o estado. Grande parte das cidades gaúchas deve ter entre 31ºC e 33ºC neste sábado com marcas acima de 30ºC até em algumas localidades da Serra.
No Noroeste, no Centro dos estado, nos vales e no Oeste alguns municípios podem atingir 36ºC a 37ºC. O domingo marcará o pico do calor no Rio Grande do Sul. Grande número de locais do estado deve ter uma tarde com os termômetros indicando valores perto ou acima de 35ºC numa tarde escaldante.
Metsul