GeralPrevisão do Tempo

Calor pode ter recorde histórico no país com alerta para risco de morte

0
Compartilhe este post

Duas cidades tiveram máxima de 44,6ºC nesta segunda-feira e se aproximaram do recorde histórico de 44,7ºC

O Brasil pode ter um novo recorde histórico de calor nesta semana. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira as cidades de Água Clara, em Mato Grosso do Sul, e em Nova Maringá, em Mato Grosso, alcançaram a marca de 44,6°C. O recorde histórico é 44,7°C foi obtido em Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “grande perigo” em razão de uma onda de calor em grande parte da Região Centro-Oeste e no estado do Tocantins. De acordo com o Inmet, a onda de calor que vai até a sexta-feira, teve início pouco depois do meio-dia do dia de ontem. O instituto disse que há risco de morte por hipertermia.

O instituto disse que que durante este período as temperaturas registrarão 5ºC acima da média na região. O aviso registra alerta para as seguintes áreas: Distrito Federal, Centro Sul, Nordeste, Norte, Sudeste e Sudoeste mato-grossense, Centro, Leste, Sul, Norte e Noroeste goiano, Sudeste, Sul e Oeste tocantinense.

Em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate a Defesa Civil (telefone 199). Também deve ser aumentada ingestão de líquidos, evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 17h e usar protetor solar. Temperaturas de 40°C a 45°C ainda podem ser observadas nos estados do Centro-Oeste e de até 43°C no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Áreas do norte do Paraná podem registrar temperaturas em torno dos 40°C.

Nesta terça-feira, na Região Sudeste, pode chover à tarde e à noite para o Leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, no Centro-Sul do Rio de Janeiro, mas na cidade do Rio não deve chover. Também tem chance de pancadas de chuva no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira. Na Região Sul, só deve chover na Grande Curitiba e no litoral, mas com pouca intensidade. No Nordeste, chove rapidamente no litoral entre Alagoas e Rio Grande do Norte e no litoral do Maranhão. A chuva no país vai ficar quase toda concentrada no Norte e em Mato Grosso.

*Correio do Povo

Mais em Geral