Os recentes acontecimentos registrados na escolas públicas de Espumoso trouxeram a tona um debate que já havia sido iniciado em janeiro na Câmara de Vereadores: A contratação de vigilantes e instalação de câmeras nas escolas.
No dia 13 de janeiro, antecipando o reinício das aulas, a vereadora Dayana Soares de Camargo (PDT) apresentou uma indicação para instalação de câmeras de vigilância e contratação de vigias para as escolas municipais. Na ocasião, a vereadora chamou atenção para os anseios da comunidade, se manifestando da seguinte forma: “As indicações de hoje são pertinentes e dizem respeito a uma prática que já foi adotada pelo Executivo em anos anteriores. É notório que a comunidade se sentiu extremamente mais segura no que diz respeito ao ambiente escolar. É um apelo da comunidade espumosense, e a justificativa está bem clara e objetiva: os nossos maiores tesouros encontram-se dentro do ambiente escolar. E não me refiro tão somente aos alunos, mas também a todos aqueles que fazem parte do ambiente das nossas escolas municipais. Essa é uma ação que, creio eu, não encontrará oposição por parte do Executivo Municipal, pois é provável que também seja sensível a essa questão. É uma prática que já deu certo anteriormente. Em nosso município, caso o processo seletivo não seja o que a Administração prefira, temos empresas especializadas e com toda a parte burocrática em ordem para suprir essa demanda, que foi apresentada pela comunidade espumosense”.
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores realizada de terça-feira, a vereadora voltou a falar sobre o assunto, destacando o número crescente de casos de invasões, arrombamentos e furtos.
O vereador Odirlei Comin (PL) também destacou que já se encontram em tratativas a resolução do problema, a forma como serão feitas as contratações e quando irá ocorrer.
Desde o início do ano até o dia de ontem, 23/4, mais de cinco vezes as escolas do município foram alvos de furtos e de invasões. A última aconteceu na madrugada de quarta-feira, mas não foi subtraído nenhum material, apenas vandalizados alguns locais da escola Álvaro Leitão.
Segundo a Secretária de Educação Dania Borghetti, “providências urgentes serão tomadas, buscando minimizar essa situação e garantir segurança para todos que frequentam diariamente as escolas do município. Jpa estamos providenciando”.