Câmara de VereadoresCidadeDestaquesGeral

Câmara Municipal de Vereadores de Espumoso – Sessão Ordinária, 14 de Dezembro – Ata Nº 3041

0
Compartilhe este post
Ana Lanches

RESUMO – Sessão Ordinária Câmara de Vereadores de Espumoso, 14 de Dezembro de 2020 – Ata nº 3041.

ATA Nº. 3041.
DATA: 14/12/2020.
HORÁRIO: 19 horas.
LOCAL: Plenário Agostinho Somavilla.

VEREADORES PARTICIPANTES: Bancada do PP; Jadir José de Oliveira, Ana Mari Vogel, João Valério Mocelin; Bancada do PDT- Joacir Carmo Sonda, Leomar Gugel, Marcel Rotta Simon; Juliano de Oliveira Fiuza Bancada do MDB; Roberto Carlos Iopp Bancada do PT.

Constatando haver número legal e invocando a proteção de Deus, o Presidente Vereador Roberto Carlos Iopp, declarou aberta a presente Reunião Ordinária, convida o 1.º secretário, para fazer a leitura de um texto Bíblico.

Em seguida foi colocado a ata nº 3.040/2020 da última reunião ordinária em discussão e votação, a qual foi aprovada por unanimidade.

CORRESPONDÊNCIAS:

1- Oficio da Rádio Planetário e Líder Fm, informam a não participação da sessão solene que será realizado na data de 23 de dezembro de 2020.

EXPEDIENTE DO PODER LEGISLATIVO:

1- Aprovado o PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 0035/2020 (Mesa Diretora), que “ALTERA O ARTIGOS 3º DA LEI MUNICIPAL 2.345/1998, ACRESCE OS ARTIGOS 3-A, 3-B, 3-C, 3-D E 3-E A LEI MUNICIPAL 2.345/1998, REVOGA A LEI 3.962/2019, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”.

Sessão suspensa, para sessão informal, para que o Sr. Ildo Tastch (Presidente do Aeroclube Espumoso), pudesse fazer seu pronunciamento, sobre o Projeto de Lei n° 0036/2020.

2- Retirado pelo Vereador Roberto Carlos Iopp, propositor do PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 0036/2020 (Roberto Carlos Iopp), que “REGULAMENTA POUSOS DE DECOLAGENS DE AERONAVES UTILIZADAS PARA PULVERIZAÇÃO AGRÍCOLA E DA OUTRAS PROVIDENCIAS”.

Com a palavra o Vereador Roberto, quer esclarecer alguns assuntos, que diz que não pode comparecer a sessão na sexta-feira, por motivos do avião atrasar no Aeroporto de São Paulo, e também diz que o Poder Legislativo, não está ai para atrapalhar a vida de ninguém, e o ato legislativo é para legislar, criar leis, e a partir dai construir uma boa relação com a sociedade, mas esse projeto tinha por objetivo nós fazer ao longo do processo, um licitação para concessão do aeroporto municipal, se não haver uma limitação das empresas que operam o aeroporto e o que o município investir, daqui a 30 anos seguirá tudo igual, então, o necessário é que o Poder Público invista nesta atividade, mas que isso ocorra, deverá ter um concessão dizendo o que é iniciativa privada e Poder Público.

3- Aprovado o PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 0037/2020 (Roberto Carlos Iopp), que “REGULAMENTA A HOMENAGEM AS FAMÍLIAS DE DESCENDENTES DE IMIGRANTES AFRODESCENDENTES, ALEMÃES, ITALIANOS, LUSOS-ESPANHOIS E INDÍGENAS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE ESPUMOSO.  “.

Com a palavra o Vereador Marcel, gostaria de parabenizar o Presidente o Vereador Roberto, por ter sido sua iniciativa a proposta de homenagem as famílias de várias etnias, enfim do nosso município, e na ocasião uma das famílias homenageadas foi minha família, confesso ter sido pego de surpresa, então gostaria que toda comunidade soubesse, que a partir desse momento eu não achei justo que minha família uma das homenageadas e tantas outras famílias que participaram do desenvolvimento de Espumoso não fossem homenageadas, e ai que surgiu a ideia de homenagear as famílias a cada 2 anos, para que todas as famílias espumosenses pudessem ser homenageadas e tantas outras famílias poderão ser homenageadas com este projeto.

Com a palavra o Vereador José Carlos, primeiramente gostaria de parabenizar o Presidente Vereador Roberto, como bem comentou o Vereador Marcel, e sabemos que foi proponente do Projeto de 2 em 2 anos de homenagem a famílias italianas, me manifestei na Sessão Solene que aconteceu no Anfiteatro da Casa da Cultura, e disse que estas homenagens se estendesse as demais etnias e mãos calejadas que formaram esta terra, e nada mais justo que nós do Poder Público Legislativo homenagear a quem tanto fez por Espumoso, e temos várias etnias que aqui cravaram seu primeiro esteio, e fortaleceram esta terra, um exemplo foi a excelente homenagem realizado as famílias italianas, então que as legislaturas futuras proponham as demais etnias que tanto formaram esta terra.

4- Aprovado o pedido de vistas ao Vereador José Carlos Mehring ao PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 0038/2020 (Roberto Carlos Iopp), que “REGULAMENTE QUE TODAS AS SUBVENÇÕES PARA AS ENTIDADES E/OU PESSOAS JURÍDICAS AS QUAIS OCORRAM NA FORMA DE AJUDA COM “RECURSOS FINANCEIROS”, CONCESSÕES DE TERRENOS, ÁREAS E/OU IMÓVEIS, MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO E QUE TENHAM ORIGEM DO PODER EXECUTIVO, SOMENTE OCORRAM APÓS A APROVAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL.  “.

5- Aprovado o PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 0039/2020 (Roberto Carlos Iopp), que “REGULAMENTA QUE TODOS OS DESENHOS E PINTURAS EM GRAFITE E/OU SIMILARES EXISTENTES ATUALMENTE  NA SEDE DO PODER LEGISLATIVO ESPUMOSENSE, BEM COMO OS QUADROS COM IMAGENS DE VEREADORES DE LEGISLATURAS ANTERIORES, E TODAS AS PREMIAÇÕES E TROFÉUS FIXADOS ATUALMENTE NAS DEPENDÊNCIAS DO PLENÁRIO AGOSTINHO SOMAVILLA, DA SALA DE REUNIÕES SE CONSTITUEM EM PATRIMÔNIO HISTÓRICO E IMATERIAL DA POPULAÇÃO ESPUMOSENSE. “.

6- Aprovado o PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 0040/2020 (Roberto Carlos Iopp), que “REGULAMENTA O TOMBAMENTO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E IMATERIAL OS MOVEIS E UTENSÍLIOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE ESPUMOSO “.

Com a palavra o Vereador Roberto, gostaria de comentar sobre este projeto, pois tive o prazer de despachar documentos na mesa em que era do Prefeito Arthur Ritter de Medeiros, Guilherme Joaquim Rotta, e a dona Jurema Fullber me falou de uma sineta de bronze usada nas escolas, e vi lustres dentro da Prefeitura de 40 anos sumirem, então a comissão de Educação da Câmara juntamente com o núcleo cultural, analise este móveis antes de descartar para ver se servem de patrimônio histórico de Espumoso. Este projeto regulamente para que todos os móveis, cadeiras e afins, para ver se servem para patrimônio histórico no museu do município de Espumoso.

7- Aprovado o PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 0041/2020 (Roberto Carlos Iopp), que “REGULAMENTA O TOMBAMENTO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO, CULTURAL E RELIGIOSO NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE ESPUMOSO. “.

8- Aprovado o pedido de vistas do Vereador Joacir Carmo Sonda ao PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 0042/2020 (Roberto Carlos Iopp), que “FIXA DIA 25 DE JULHO, DIA DO COLONO E MOTORISTA COMO FERIADO MUNICIPAL NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE ESPUMOSO”.

9- Aprovado o Regime de Urgência e o PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 0043/2020 (Roberto Carlos Iopp), que “DÁ DENOMINAÇÃO DE “CENTRO COMUNITÁRIO CAMARGO GROSS” O GINÁSIO DE ESPORTES DA COMUNIDADE DAS CAMPININHAS “.

Com a palavra o Vereador Roberto, quero fazer uma consideração de que os proprietários que doaram este terreno para o município merecem colocar o sobrenome da família neste ginásio, não estamos colocando primeiro o nome da pessoas mas sim o sobrenome Camargo que é uma família numerosa em Espumoso, e a família Gross que é o esposo da nossa querida Sra. Fátima(em memória), que fizeram esta obra de bem que foi uma doação da família.

EXPEDIENTE VERBAL

Vereador Marcel, solicita para a Secretaria de Obras, que se possível fosse construído uma rampa da acessibilidade na nossa Praça Arthur Ritter de Medeiros, ficou na calçada central faltando esta rampa de acesso então que seja retificada no projeto para que conste também na reforma.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Vereador Marcel, primeiro dos assuntos que me traz a tribuna é o agradecimento para os colegas pela aprovação em sessão passada da denominação da piscina de hidroginástica que está sendo construída na Assistência Social, de “Pedro Antônio Cavalli”, que nos deixou a um pouco mais de um ano, devido a um câncer, um tumor maligno, partiu deixando muitas saudades, Pedrinho foi uma pessoa que dedicou-se a inúmeras entidades e trabalhos voluntários que marcaram demais sua passagem aqui na terra, sendo uma justa homenagem para uma obra que vai deixar uma grande marca para nosso município, em meados de 2017 em nosso primeiro ano de mandato, eu apresentei uma preposição para construção de uma piscina de hidroginástica, pensando nas crianças que não tem a oportunidade de fazer uma escola de natação ou ser filiado a um Clube Aquático, trabalhando inclusive na prevenção de mortes por afogamentos, pois bem sabemos que durante o verão infelizmente estes números crescem  e também para beneficiar a terceira idade que poderão fazer aulas gratuitas de hidroginástica, a obra já está em andamento e tenho certeza que antes do final do próximo ano já poderá ser utilizado então fica meu agradecimento a todos que votaram favorável tanto na época da preposição mas também para a denominação do nome, e o segundo assunto é um assunto delicado pois estamos a 9 meses de pandemia, no Brasil já passa de 170 mil mortes, temos inúmeras mortes em nosso município e região, todos conhecemos pessoas que perderam a vida por este vírus, mas infelizmente no Brasil não possuímos um plano de vacinação, e eu digo que é um assunto delicado, porque não venho aqui culpar nosso Presidente, ou Governador, ou o Ministro da Saúde, pois acho que o brasileiro deve ser mais unido, pois estamos vivendo um momento histórico no Brasil e no mundo, e aqui estamos muito polarizado em extrema esquerda e extrema direita, acho que precisamos nos unir mais e também cobrar, pois pra podermos defender a vida precisamos de uma vacina eficaz, para defendermos a economia precisamos de uma vacina eficaz, não importa a marca, empresa, mas sim que tenhamos todos vacinados, então fica aqui o registro para a comunidade espumosense, gaúcha, e brasileira, para que pensamos não em uma bandeira partidária mas sim em um bem comum, em todos.
Estamos chegando no final de 2020 um ano triste, uma das penúltimas sessões, e tenho certeza que esta casa fez um excelente trabalho no longo dos 4 anos, temos aqui alguns representantes que continuaram para os próximos 4 anos, José Carlos, Joacir, e Jadir, então desejo um excelente mandato para a próxima legislatura, e que continuem representando muito bem os espumosense e contem comigo e os colegas vereadores que não se elegeram, porque acredito que harmonia que esta casa teve vai deixar saudades, pois foi um orgulho participar e aprender com todos vocês.

Vereador Jadir, quero fazer pequenos ressalvas aqui, aproveito e agradeço a presença do pessoal da aviação, que está aqui conosco, uma noite muito importante, e agradecer a maneira como se expressaram conosco e como conseguimos trabalhar neste projeto com harmonia, sendo uma casa exemplar, pois cada um possuí uma ideia diferente mas que no fim sempre foi criado um ótimo consenso para fazer as coisas pela melhoria de Espumoso, e vamos continuar trabalhando unidos e fortes pelos próximos 4 anos a frente, onde eu, José Carlos, e Joacir, estaremos pleiteando belo bem da nossa comunidade espumosense.

O Vereador Marcel relatou que foi um prazer ter trabalho neste 4 anos que se passaram, e sinto o maior prazer em ter meus companheiros, pois é meu segundo mandato aqui, e nossa harmonia merece muito respeito da nossa comunidade espumosense, quando ficam nos criticando lá fora, estamos aqui dentro achando as soluções, trabalhando em prol do nosso povo, não trabalhando só por nós mas por todos, e pela grandes conquistas que deverão vir daqui pra frente, trabalhar juntamente com a aviação para ver se conseguimos recursos para ampliação de nosso aeroclube, isso é um sonho de várias pessoas que deve ser tornar realidade, onde se engajamos para termos responsabilidade, e buscar recursos com deputados e senadores para ver se conseguimos mais por nosso município, agradeço a presença de vocês e podem contar comigo por mais 4 anos.
 Quero falar um pouco a Secretaria da Agricultura do Estado, que nunca paramos de batalhar pela comunidade espumosense, pois viemos de uma estiagem do ano passado, bem grande, nos dando transtornos com a falta de água, e tínhamos um programa sobre açudes nas propriedades e era 10 açudes contemplados e devido nossas lutas e batalhas, e graças a Deus o Secretário da Agricultura temos um grande acesso, a gente sempre diz a ele nunca esqueça do meu município, se abrir alguma emergência a respeito da seca lembre de nós espumosenses, e abriu mais um programa da infraestrutura da Secretaria da Agricultura do Estado que é mais 10 açudes que está contemplada, um projeto bem ligeiro, rápido, e até levei por surpresa, pois estava na Cotriel, e me chamou e disse sobre estes programas de açudes, dai relatei que ter que ir na Emater e se escrever, logo após pediu se era demorado, e respondi que depende a situação da verba, e ainda relatei que deveria fazer logo sua inscrição, pois vai que surge um programa e o senhor já seja contemplado, dali 15 dias, me comunicou, que irá ganhar um açude, pois abriu um programa logo após sua inscrição onde o mesmo foi contemplado, então eu digo é dessa maneira que trabalhamos pois nunca esquecemos das pessoas que nos colocam aqui dentro, pois não é por acaso que estamos aqui, por isso permanecemos por mais 4 anos na luta de recursos, aproveitamos e fazer um agradecimento a Emater que faz a topografia ambiental de todos os açudes, ao Conselho Municipal de Agricultura de nosso município, e também não esquecendo de agradecer a Secretaria Municipal de Agricultura, pois não temos que lutar juntamente com o Executivo não vendo a sigla partidária mas sim por todos nossos espumosenses, nós como Vereador temos que ter vontade para que as coisas chegam até nós, que todos tenham uma boa semana.

Vereador José Carlos, agradece aos presentes, e também uma saudação especial ao futuro colega Vereador Leonardo Comin, será um prazer legislarmos a partir de 2021, querida comunidade como já mencionado por demais Vereadores aqui nesta casa 2020, foi um ano totalmente diferente de provações em diversas área, onde colocou a prova todo nosso vigor, toda a nossa fé, porque sem ela não estaríamos aqui, o mundo vive uma grande dificuldade mas graças a Deus já acendeu-se uma luz no fim deste túnel que é a tão sonhada vacina, e em nosso país não será tão diferente que o máximo até mês de março já estaremos imunizados pela vacina, para mim que trabalho na saúde pública a 21 anos, me sinto a vontade em falar sobre a situação em que a saúde vive hoje, pois o novo Coronavírus virou o mundo de pernas pro ar, nosso Sistema Único de Saúde está engessado, principalmente nos últimos dias, pois nós também tivemos com certeza, o nosso percentual de culpa sobre tudo isso que está acontecendo, não adianta culparmos assim como disse o colega Vereador Marcel, dar culpa ao Presidente, Ministro da Saúde, o Governador, o Prefeito, e etc, cada um tem que fazer sua parte, esta doença existe e ela é séria, passei por isso em minha família a poucos dias e ela não é brincadeira, se fosse apenas um gripe normal, nossa referencia em saúde pública regional que é Passo Fundo, não estaria fechando as portas dos ambulatórios esta semana, quem sofre com isto é os usuários das demais especialidades, como exemplo, os que possuem câncer, problemas cardíacos, neurológicos, onde os profissionais estão acoados tendo que salvar pacientes da pandemia e os demais ficam para depois, estão insuficientes os leitos, agora a pouco conversando com nosso canal Claudiomiro de óbitos que teve no município do Salto do Jacuí, onde não conseguiu-se leitos de UTI, então isto já está acontecendo não podendo fechar os olhos.

Em conversa a pouco minutos antes da sessão com minha colega, da Vigilância em Saúde do município a Sra. Lúcia Cordeiro Vilarinho, lançou um comunicado da divisão de fiscalização sanitária, que nada mais é que: Comunicamos que conforme o decreto estadual de 1° de dezembro de 2020, onde o Governador anuncia alterações de medidas para conter a propagação do Coronavírus que são: mudanças na bandeira vermelha; suspensão temporária da congestão com adoção de fatos da bandeira vermelha; permissão de comércio sem restrição de dias, mas com restrição de horário até as 20 horas; permissão de restaurantes, lancherias e bares, sem restrição de dias, mas com restrição de horários até as 22 horas, clientes somente sentados, com distanciamento de dois metros entre mesas para grupos de até 6 pessoas, sem música ao vivo, ou ambiente que prejudique a comunicação, funcionamento de tele entrega, drive thru, pague e leve, retirando somente até as 23 horas, protocolos gerais em especial, máscara, distanciamento, álcool gel, ventilação natural cruzada, janelas ou portas abertas, e também um número para denuncias 150 Governo do Estado, com canal direto na Brigada Militar, e Fiscalização do Município de Espumoso, os amparando, então a situação é muito grave, nós temos que contribuir entre nós mesmos, até que chegue essa vacina, para que se der, continuarmos nossa vida normal, acredito que nesta casa, como bem comentou o Vereador Jadir, tivemos a grata satisfação de viver praticamente 4 bandeiras de oposições contrárias, mas nas comissões tivemos a humildades de olhar e discutir assuntos sérios como este discutido a pouco, projeto polêmicos sim, mas que necessitam um tempo para serem analisados, hoje a cadeira de Vereador ela queima, pois temos responsabilidades sobre tudo, e temos que saber de forma dinâmica a altura com coerência as matérias votadas aqui, estamos encerrando 2020, na penúltima sessão e temos que agradecer a cada um pela responsabilidade de legislar pela nossa comunidade.

Assumindo os trabalhos como Presidente o Vereador Juliano, para que o Vereador Roberto possa de pronunciar.

 Vereador Roberto, me inscrevi para falar de 3 assuntos, o primeiro era pra falar que semana passada estive em Brasília, e estaremos entregando uma carta para o Prefeito Municipal de uma verba de R$ 250.000,00 do Deputado Dionilson Marcon do PT/RS, para conclusão do pavilhão nas Campininhas, quero lembrar a comunidade que foi reformado este pavilhão, e foi um compromisso assumido com a comunidade de fazer churrasqueira, copa, vestiário e cozinha, e também uma quadra de esportes, e toda metade sul de Espumoso, sai de lá para jogar futsal em outras comunidades do interior, ou na Campina Redonda, ou no Módulo Esportivo, então esta comunidade agora terá condições de abrigar as rodadas do campeonato municipal futsal das comunidades do interior, valorizando a agricultura familiar. Segundo assunto, é sobre uma audiência com o Senador Paulo Paim, Coordenador do Comaja, o Prefeito de Campos Borges, Vice-Prefeito de Alto Alegre, onde cada um desses municípios, juntamente com o Prefeito Douglas abriu mão de R$ 250.000,00 que vinham para o município para direcionar ao Hospital Notre Dame São Sebastião, mais R$ 250.000,00 do Deputado Elvino José Bohn Gass do PT/RS, para fazer a hemodiálise, e comunico que este recurso a partir de Maio de 2021, estará disponível para o Hospital fazer a hemodiálise conforme o projeto, se o Hospital não fazer a obra, este recurso volta para os municípios, lá foi entregue uma carta e cada um dos gestores autorizaram uma emenda programática para unir as emendas para o Hospital Notre Dame São Sebastião. Esta obra é de suma importância pois tem pessoas que se dirigem a Soledade e Passo Fundo para realizar este tipo de procedimento, este é um projeto para ser colocado 30 cadeiras, portanto 90 pessoas por dia, não vim aqui para falar coisas no ar, é concreto isso, por isso pedimos a Irmã gestora do Hospital, vir aqui para sabermos se querem este projeto.

Tivemos em Brasília na última semana e recebemos uma placa a única Câmara de Vereadores de Brasil, por fazer um programa que todos os Vereadores ajudaram que é a Tv Cidadã, são 33 programas, com 435 mil visualizações, e discutimos temas que ajudaram o Brasil, por exemplo dia 10 do mês de março, fizemos uma audiência pública para discutir sobre a estiagem, e criamos uma carta chamada de Carta de Espumoso, que foi retirado seis medidas daquela carta, onde repercutiu no Ministério da Agricultura, e também recebemos uma medalha de um projeto que fizemos sobre as denuncias do auxílio emergencial, e então recebemos a Medalha Top Legislativo.

O tribunal de contas da união, e o Presidente da Caixa Pedro Guimarrães, afirmaram que 64 milhões de brasileiros receberam ao menos uma parcela do auxílio emergencial, e que 30 % desses são pessoas que não mereciam, portanto 19 milhões de pessoas, e ai nós usamos um calculo de que 2 milhões e 500 mil pessoas devolver uma parcela dos R$ 600,00 é arrecadado um bilhão e 500 milhões, isto dá para fazer 15 mil casas, no valor de R$ 100 mil cada casa, este valor deveria ser colocado em um fundo, esse valor da pra imunizar metade da população brasileira, portanto a corrupção ela atinge graus, locais, regionais, e federal, e o Ministério Público Federal tem que tomar providência sobre isso, e ai eu venho para a categoria dos políticos, na última eleição, Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, 10 mil 880 pessoas, que foram candidatos receberam o auxílio indevidamente, desses 2 milhões e 500 mil declararam o patrimônio acima de 3 milhões de reais, foi cruzado os dados entre o Tribunal de Contas e a justiça eleitoral, e depois declarou seu enorme patrimônio, não podemos nos calar em um momento como esse. Então dia 23 estaremos homenageando, a Coprel, Cotriel, dando Título de Cidadão Espumosense, o Presidente da Ascamaja vai vir trazer a medalha e a placa que ficará aqui no Poder Legislativo, as ações locais que são feitas por nós são importantes pois servem de exemplo no Brasil inteiro, e esta Câmara é responsável pela placa e pela medalha. Por fim quero dizer as pessoas que estão aqui, a Avante Pulverização Agrícola e ao Aeroclube, que somos pessoas de diálogo, somos de comunidade, de construção, é isso que queremos fazer, e pare encerrar que deste limão devemos fazer uma boa limonada, e que pensem para fazer uma iniciativa público-privada, para fazer este empreendimento dar certo.

COMUNICAÇÕES DE LIDERES

Joacir Carmo Sonda, Vereador da Bancada do PDT, agradece a presença das pessoas aqui presentes, e que é um honra nos recebe-los, e que por favor que venham mais vezes, que a tranquilidade desta casa é de sempre, quero dizer também ao futuro Vereador Leonardo Comin, que aqui temos diálogo, e que venha tranquilo, pois o conheci esta semana e tivemos uma ótima conversa.

José Carlos Mehring, Líder do Governo, nosso governo parabeniza o bom entendimento nesta casa, e agradece a presença das pessoas do Aeroclube, da Empresa Avante, Gringo, Clauber Martini, e todos os demais presentes.

Mesa Diretora, agradece a tranquilidade, e pela ótima construção de diálogo, convidamos os presentes é que venham mais vezes.


                    Nada mais a declarar, o Presidente agradeceu a proteção de Deus e declarou encerrada a presente sessão ordinária.