DestaquesGeralSaúde

Campanha de multivacinação de crianças e adolescentes encerra na sexta-feira

0
Foto: Divulgação
Compartilhe este post

A Campanha Nacional de Multivacinação, que teve início na segunda (19), prossegue até esta sexta-feira (30) nas unidades de saúde do município. Com a mudança do esquema de vacinação contra poliomielite em todo o País, a campanha este ano é seletiva, com objetivo de chamar a atenção dos pais ou responsáveis para a atualização do esquema vacinal das crianças e também das adolescentes até 15 anos.

Neste ano, o esquema de aplicação de quatro imunizantes foi alterado: poliomielite, HPV, meningocócica C e pneumocócica 10 valente. O da pólio passou a ser feito por meio de três doses da vacina injetável (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de vacina oral, a da gotinha. No caso de HPV, o esquema vacinal passou este ano de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.

No caso da vacina meningocócica, a mudança foi no reforço. Anteriormente, ocorria aos 15 meses. A partir de agora, ele pode ser feito aos 12 meses. No caso da pneumocócica, houve também mudança na necessidade dos reforços. Agora são dois em vez de três.

Com a campanha de vacinação, o ministério da saúde espera reduzir as doenças imunopreveníveis no País e diminuir o abandono à vacinação. Como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada.

A campanha será encerrada na sexta-feira, 30 de setembro e não está prevista uma alteração no prazo para atualização da caderneta de vacinação. Os pais devem procurar as unidades de saúde Renê Baccin, no Bairro São Valentim e a unidade de saúde Gerardo Barbosa, no bairro Jardim dos Coqueiros para atualização das vacinas.

Mais em Destaques