CidadeDestaquesGeralRegiãoSaúde

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho

0
Compartilhe este post

A Secretaria Municipal de Saúde de Espumoso, conforme determinação do Ministério da Saúde, informa que foi prorrogada até o dia 30 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe, prevista para acabar inicialmente nesta sexta-feira (05). De acordo com dados do Ministério da Saúde, o baixo índice de vacinação de grupos prioritários motivou a prorrogação da campanha.

O calendário da campanha deste ano foi distribuído em três fases, sendo a terceira, dividida em duas etapas. Os grupos prioritários da terceira fase são formados por pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade. Vale lembrar que além deste público, também podem ser imunizados àqueles que se enquadram nos demais grupos anteriores.

Segundo o Ministério da Saúde, até a última semana, de 77,7 milhões de pessoas consideradas público prioritário, apenas 63,53% receberam a vacina. Com a prorrogação, o Ministério da Saúde espera alcançar mais 28,3 milhões de pessoas e atingir os 90% de imunização.

Em Espumoso, a Secretaria Municipal de Saúde registrou, até o último final de semana 85% de vacinados nestes grupos, acima da média nacional (63,53%) até o presente momento, porém abaixo dos 90% considerado o ideal conforme meta nacional. O município alerta para a baixa adesão de crianças (crianças de 6 meses a menores de 6 anos) – 60%, adultos (pessoas de 55 a 59 anos de idade) – 47% e gestantes – 51%, vacinados.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus, porém, neste momento, ajuda os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde, que já vem recebendo alta demanda por conta da epidemia.

Mais em Cidade