Campos BorgesCidadeDestaquesGeralSaúde

Campos Borges fecha parceria com o HNDSS e pretende zerar a fila de mamografias no município

0
Compartilhe este post

A Liciomara estava na fila pra fazer uma mamografia há quase um ano. Com a pandemia, a fila acabou aumentando e só foi possível fazer agora porque a prefeitura de Campos Borges, onde ela mora, firmou uma parceria com o Hospital Notre Dame São Sebastião (HNDSS) pra procurar zerar essa fila. “Essa ação foi muito importante. Pelo SUS a gente acaba esperando demais porque são poucas por vez. Então é muito importante a valorização das mulheres”.

E assim como ela mais de 50 mulheres estão inclusas nesta primeira etapa da ação. Distribuídas em três dias, elas são trazidas ao Hospital Notre Dame São Sebastião e conduzidas a fazer o exame. Uma ação pensada pelo executivo municipal ao ver o alto número de mamografias em espera para agendamento do SUS.

“Nós pensamos que não íamos conseguir liberar todas as mamografias sem fazer uma campanha, então veio a ideia de conversar com o hospital e achar uma possibilidade de fazer uma parceria pra aliviar aquela fila de espera”, destacou o secretário de saúde de Campos Borges, Ivandro Biazzi.

Para a prefeita da cidade, Cleonice Pasqualotto da Paixão Toledo, a situação era preocupante porque as mulheres estavam há muito tempo sem realizar o exame. “Qualquer doença se você detecta no início é de muito mais fácil tratamento do que você ficar aguardando praticamente dois anos pra fazer o exame. Neste sentido, a parceria foi muito importante pra realizar esses exames”.

Além desse grupo de mais de 50 mulheres que vão fazer o exame neste mês de setembro, um outro grupo está se formando para fazer a mamografia possivelmente em outubro e aí sim, zerar a fila de espera de mamografias na cidade.

Fonte e Fotos: HNDSS.