DestaquesGeralRegião

Carazinhenses farão manifestação na BR-285 pela não construção do presídio feminino no local

0
Foto: Arquivo | Diário
Compartilhe este post

 

Ana Lanches

Lideranças de Carazinho marcaram para amanhã (quinta-feira, 05), das 10h até o meio-dia, uma manifestação contrária à construção da penitenciária feminina de Passo Fundo, próximo de Carazinho, em área às margens da BR 285.

Em entrevista, o vereador Vanderlei Lopes (MDB) explicou que a ideia não é bloquear a rodovia, mas alertar os usuários quanto a preocupação dos carazinhenses com a edificação no espaço em que está sendo pretendida.

O vereador, que é líder de governo na Câmara, voltou a questionar os licenciamentos ambientais da obra e citou a perspectiva de posicionamento do judiciário em relação às denúncias que foram apresentadas sobre. “Estamos fazendo uma luta contra o local, para deixar claro, o local. Sabemos do déficit de vagas no sistema prisional e que obras são necessárias, mas sabemos que é questão de tempo para termos ali também um presídio masculino e um cinturão de moradias”, comentou o vereador, que mencionou que assim como os passo-fundenses não querem a construção do presídio na área da Fazenda da Brigada Militar, dado aos mananciais de água que existem no local, também os carazinhenses temem a contaminação dos afluentes do Rio da Várzea, que conforme o vereador ficam a cerca de 30 metros do local da obra.

Lopes também destacou que embora Passo Fundo provavelmente venha a receber um aporte maior de efetivo policial e de agentes dado ao projeto, a maior proximidade do local está  com Carazinho. O legislador também queixou-se que apesar das reiteradas tentativas de agenda com o Governador gaúcho para discutir o tema, não se teve êxito até então com o Piratini.  Lopes revelou, que com a autorização do proprietário do imóvel, será instalada uma faixa que manifesta a contrariedade dos carazinhenses com o local pretendido.

Um ônibus sairá da Praça Albino HIllebrand às 10h levando as pessoas interessadas em participar. Estarão presentes representantes do Executivo, Legislativo, entidades e da comunidade em geral.

Fonte: Diário da Manhã Carazinho.
(https://diariodamanha.com/noticias/carazinhenses-farao-manifestacao-na-br-285-pela-nao-construcao-do-presidio-feminino-no-local).

Mais em Destaques