O Carrefour anunciou o fechamento de pelo menos mais 11 supermercados no Rio Grande do Sul, pertencentes à bandeira Todo Dia, focada em preços baixos. Com a decisão, a existência da marca Todo Dia, que chegou a contar com cerca de 150 unidades e atualmente opera com menos de 100 em todo o Brasil, está em dúvida. Anteriormente parte da rede Walmart, o Todo Dia foi vendido ao fundo de investimentos Advent, que posteriormente o repassou ao Grupo Big, adquirido recentemente pelo Carrefour.
As unidades afetadas no estado incluem lojas em Porto Alegre, Alvorada, Campo Bom, Esteio, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Rio Pardo, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Taquara. Estima-se que pelo menos 100 funcionários serão demitidos em decorrência desses fechamentos. Sindicatos locais relatam que o enxugamento do quadro de funcionários já vem ocorrendo há algum tempo.
Além destas, o grupo Carrefour também planeja fechar outras nove lojas no estado, incluindo supermercados da bandeira Nacional e hipermercados anteriormente operados sob a marca BIG. Entre as unidades a serem fechadas está a tradicional loja da Avenida Sertório, em Porto Alegre.
A empresa, que não divulgou oficialmente números e localidades específicas dos fechamentos e demissões, reiterou em nota que não pretende deixar o Rio Grande do Sul. Além das marcas afetadas, o grupo francês também é proprietário dos atacarejos Atacadão e do clube de compras Sam’s Club.
Essa reestruturação segue a aquisição bilionária do Grupo Big pelo Carrefour em 2021, que envolveu 388 supermercados, hipermercados e atacarejos. A compra foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) em 2022, com a condição de que 14 unidades fossem vendidas para evitar concentração de mercado. Apesar de inicialmente afirmar que manteria a marca Todo Dia, o grupo francês parece estar mudando de direção, evidenciando um processo de transformação e enxugamento após a aquisição.
Fonte: Agora no Vale