DestaquesEstilo de VidaGeralSaúde

Ciclofaixa de 5,2 km será construída em Espumoso

0
Compartilhe este post

A prefeitura Municipal de Espumoso está finalizando o projeto de construção de uma ciclofaixa de pouco mais de 5,2 quilômetros em Espumoso. O projeto está no setor de engenharia e deve ser finalizado nos próximos dias.

A ciclofaixa será construída com o objetivo de melhorar as condições de trafegabilidade dos ciclistas que diariamente utilizam a avenida Osvaldo Júlio Werlang para trabalho e para praticar ciclismo.

O prefeito Douglas Fontana destaca “O projeto faz parte das nossas ações de incentivo à prática de esportes e melhoria da qualidade de vida. Prova disso, são os investimentos que estamos fazendo nas praças do município, a busca por recursos para a construção do complexo esportivo (Emenda do deputado Giovani Cherini que está empenhada) e várias outras ações que assim como a Ciclofaixa possibilitarão aos munícipes opções para desfrutarem de espaços para a prática de esportes e aprimorar cada vez mais a cultura do exercício. ” Enfatizou.

Com quase 5,2 quilômetros, a ciclofaixa contará com bicicletário, ponto de apoio para as pessoas que se utilizam da bicicleta como meio diário de transporte, ou mesmo aqueles que pedalam por esporte ou lazer. O projeto iniciará na Rua Duque de Caxias, (portão dos Fundos do Parque de Exposições), passará pela Avenida Osvaldo Júlio Werlang, Rua Cosmo Parizotto e terminará no Bairro Maravalha, no entroncamento das Ruas Pedro Bambini e Rui Barbosa.

Segundo Fontana, a expectativa é de que a obra seja finalizada até o final de 2017. “Queremos possibilitar melhores condições para as pessoas que utilizam da bicicleta para o trabalho e também para a pratica de atividades físicas. Com isso, nós estamos iniciando o projeto para fazer a licitação e queremos finalizar o projeto ainda este ano. ” Ressaltou.

CONCEITO DE CICLOFAIXA:

É o espaço destinado à circulação de bicicletas, contíguo à pista de rolamento de veículos automotores, sendo dela separada por pintura e/ou dispositivos delimitadores denominados de tachas pelo CTB. De forma popular e, na linguagem de muitos fabricantes, podem ser chamados de “tachinhas”; “tartarugas”, “calotas” e “tachões”, dependendo das suas dimensões.

PERCURSO DA CICLOFAIXA:

            Conforme o projeto geométrico, a ciclofaixa percorrerá as seguintes ruas e avenidas:

Se iniciará na Avenida Duque de Caxias, convergirá à esquerda na Avenida Osvaldo Júlio Werlang, seguindo nesta avenida até a Rua Cosmo Parizoto. Na Cosmo Parizoto, seguirá até a Rua Pedro Bambini, onde convergirá à direita e se encerrará no encontro da Rua Pedro Bambini com a Rua Rui Barbosa.

Abaixo está um esboço de como será construída a ciclofaixa.

CICLOFAIXA AVENIDA

Mais em Destaques