DestaquesGeralPrevisão do TempoRegião

Clima de inverno está de volta e frio vai aumentar

0
Imagem: Divulgação
Compartilhe este post

 

Ana Lanches

Uma massa de ar frio de origem polar começou a avançar pelo Rio Grande do Sul ontem, derrubando a temperatura em todas as regiões depois de uma sequência de dias de marcas elevadas nos termômetros para esta época do ano.

A previsão da MetSul é que o frio vai aumentar no Rio Grande do Sul. Ar mais seco e frio avança pelo Estado nesta quarta-feira (11/08) e afasta no decorrer do dia a chuva da frente fria que marcou a terça em parte do território gaúcho e ainda pode se fazer presente de forma leve ou garoa na primeira metade da quarta em pontos do Centro para o Norte gaúcho.

A madrugada de quinta-feira será muito fria, quando a atmosfera mais seca e a nebulosidade escassa devem permitir queda maior da temperatura com marcas negativas ou perto de 0ºC em diversas regiões.

Marcas abaixo de zero são esperadas na fronteira com o Uruguai, Campanha, Serra do Sudeste, na área de Soledade, em baixadas do Noroeste gaúcho e nos Campos de Cima da Serra, além do Planalto Sul de Santa Catarina. Na maior parte dos pontos mais frios destas regiões as mínimas devem ficar entre -2ºC e 0ºC.

O amanhecer da quinta deve ter a presença de geada na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, e de moderada a forte intensidade em alguns pontos. Na maior parte da capital gaúcha e da faixa litorânea não deve gear, mas na maioria dos municípios do interior gaúcho se espera a ocorrência de geada entre a madrugada e o amanhecer quinta.

A temperatura segue baixa na madrugada da sexta, mas as mínimas já serão mais altas na maior parte dos municípios à medida que a massa de ar polar começa a perder força, o que vai garantir um fim de semana com noites um pouco frias e tardes agradáveis.

Como é normal de agosto em diante, as incursões de ar frio influenciam o tempo por poucos dias e rapidamente a temperatura volta a se elevar, dando lugar a calor ou chuva.

Com informações de MetSul Meteorologia.

Mais em Destaques