• Página Inicial
  • Destaques
  • Esportes
  • Geral
  • Polícia
  • Região
segunda-feira, 18 de janeiro 2021
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
ClicEspumoso
  • Início
  • Destaques
  • Polícia
  • Esportes
  • Região
  • Todas as notícias
  • Início
  • Destaques
  • Polícia
  • Esportes
  • Região
  • Todas as notícias
ClicEspumoso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
ClicEspumoso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Home Geral

Com decreto, pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

Jonatan Palla por Jonatan Palla
16 de janeiro de 2019
em Geral, Região, Segurança
0
Com decreto, pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

Decreto refere-se exclusivamente à posse de armas, e não ao porte | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

212
VISITAS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no whatsapp

A partir do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na terça-feira, 15, no Palácio do Planalto, cidadãos brasileiros com mais de 25 anos poderão comprar até quatro armas de fogo para guardar em casa. O texto regulamenta o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo e munição no país, uma das principais promessas de campanha de Bolsonaro.

Citando o referendo de 2005 em que a população rejeitou a proibição do comércio de armas de fogo, Bolsonaro argumentou a necessidade do decreto. “O povo decidiu por comprar armas e munições, e nós não podemos negar o que o povo quis naquele momento. Em toda minha andança pelo Brasil, ao longo dos últimos anos, a questão da arma sempre estava na ordem do dia. Não interessa se estava em Roraima, no Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina ou Rio de Janeiro.”

O decreto entra em vigor após sua publicação no Diário Oficial da União e refere-se exclusivamente à posse de armas. O porte de arma de fogo, ou seja, o direito de andar com a arma na rua ou no carro não foi incluído no texto.

Critérios

Os cidadãos deverão preencher uma série de requisitos, como passar por avaliação psicológica e não ter antecedentes criminais. O que muda com o novo decreto é que não há necessidade de uma justificativa para a posse da arma. Antes esse item era avaliado e ficava a cargo de um delegado da Polícia Federal, que poderia aceitar, ou não, o argumento.

“E o grande problema que tínhamos na lei é comprovação da efetiva necessidade, isso beirava a subjetividade, então, bem costurado, o senhor ministro (da Justiça) Sergio Moro, o senhor ministro, também Fernando, da Defesa, entre outros, chegamos à conclusão de que tínhamos, sim, como não driblar, mas fazer justiça com esse dispositivo previsto na lei, de modo que o cidadão pudesse, então, sem a discricionariedade, obter, observando alguns outros critérios, a posse da sua arma de fogo”, disse Bolsonaro.

Além de militares e agentes públicos da área de segurança ativos e inativos, poderão adquirir armas de fogo os moradores de áreas rural e urbana com índices de mais de 10 homicídios por 100 mil habitantes, conforme dados do Atlas da Violência 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Donos e responsáveis por estabelecimentos comerciais ou industriais também poderão adquirir o armamento, assim como colecionadores de armas, atiradores e caçadores, devidamente registrados no Comando do Exército.

Limites

O limite de quatro armas poderá ser flexibilizado, caso o cidadão comprove a necessidade de adquirir mais, como, por exemplo, ser possuidor de mais de quatro propriedades rurais ou urbanas. “Na legislação anterior, se poderia comprar meia dúzia de armas, mas na prática não poderia comprar nenhuma, ou então era muito difícil atingir esse objetivo. Com a legislação atual, pode-se comprar até quatro, e ele, preenchendo esses requisitos, cidadão de bem, com toda certeza, poderá fazer uso dessas armas”, afirmou o presidente.

De acordo com o decreto, caso na residência haja criança, adolescente ou pessoa com doença mental será necessário apresentar uma declaração de que existe um cofre ou outro local seguro com tranca para o armazenamento da arma.

Registros

O registro e a análise da documentação continuam sob responsabilidade da Polícia Federal, mas, segundo Bolsonaro, futuramente, de acordo com a demanda, poderá haver convênios com as polícias militares e civis para esse trabalho. O prazo para a renovação do registro da arma de fogo passará de cinco anos para 10 anos. Os registros ativos, feitos antes da publicação do decreto, estão automaticamente renovados pelo mesmo período.

 

 

 

Fonte: Correio do Povo

Tags: GeralPolíticaRegiãoSegurança
Post Anterior

Burocracia impede reativação da Patrulha Comunitária Rural em Soledade

Próximo Post

Prefeito entrega Doblo para a secretaria de saúde

Próximo Post
Prefeito entrega Doblo para a secretaria de saúde

Prefeito entrega Doblo para a secretaria de saúde

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Tags

Acidente (193) Agricultura (156) Assalto (60) auxílio (51) Brigada Militar (126) Campeonato Municipal de Futebol (58) Campos Borges (70) Chuva (71) Cidade (234) coronavírus (538) Covid-19 (369) Câmara de Vereadores (122) Destaque (56) Destaques (1937) Devices (382) Educação (243) Eleições (68) Esporte (126) Esportes (393) Espumoso (296) Futsal (157) Geral (4407) Governo (160) Guarany (156) Ibirubá (63) Liga Gaúcha de futsal (54) Morte (84) Negócios (51) Passo Fundo (155) Polícia (947) Polícia Civil (75) Política (256) Prefeitura (65) Previsão do Tempo (247) Prisão (201) Região (1544) Saúde (731) Segurança (246) Sicredi (55) Soledade (139) Sul (76) Tapera (85) Tráfico de drogas (69) Trânsito (390) Últimas Notícias (418)

Meta

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
janeiro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« dez    

Sobre Nós

O Portal ClicEspumoso é um site que gera notícias sobre Espumoso e região em tempo real, 24 horas por dia.

  • Início
  • Destaques
  • Polícia
  • Esportes
  • Região
  • Todas as notícias

© 2014-2019 ClicEspumoso portal de notícias e comunicação.

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Destaques
  • Polícia
  • Esportes
  • Região
  • Todas as notícias

© 2014-2019 ClicEspumoso portal de notícias e comunicação.

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu sua Senha? Registrar

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Entrar

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
X
Fechar