AgriculturaDestaquesGeral

Comemorando a Páscoa com alunos do Cimes, Cotriel lança o Dia C de Cooperar

0
Compartilhe este post

A Cotriel lançou na tarde desta quinta-feira, 13, no Centro de Integração do Menor Espumosense (CIMES) o Dia C de Cooperar de 2017. O lançamento foi realizado junto de uma comemoração feita com os mais de 120 alunos do Centro. Na ocasião, os pequenos foram presenteados com chocolates e tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre o Cooperativismo.

O  Dia C, iniciativa que surgiu a partir de uma ação da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB em 2009 no Estado de Minas Gerais, visa realizar atividades estruturadas e contínuas de incentivo e promoção do voluntariado cooperativista. O objetivo desta ação, que este ano tem como tema “Atitudes Simples Movem o Mundo”, fazendo parte  dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas – ONU,  é sensibilizar, mobilizar e convergir esforços, junto às Cooperativas, para promover e intensificar as ações voluntárias dos cooperados e empregados das cooperativas, fortalecendo o seu potencial transformador de realidades e tornando essas iniciativas uma prática continuada do Sistema cooperativista brasileiro.

No Estado, as ações são coordenadas pelo Sistema Ocergs Sescoop e serão realizadas no dia 1º de julho, primeiro sábado do mês no qual se comemora o dia internacional do cooperativismo. Em 2016, 119 cooperativas participaram no Rio Grande do Sul, sendo que em 93 cidades foram realizadas ações, que envolveram 6.594 voluntários, beneficiando e 121.603 pessoas. A meta este ano é beneficiar 150 mil pessoas.

Na Cotriel, este ano o tema será mais uma vez “Coopere para Alguém Sorrir”. Para isso, caixas serão deixadas em Farmácias, para arrecadar fraldas geriátricas a serem doadas para o Lar do Idoso Luis Garrafa, do Arroio da Prata, que atende a  16 idosos  e nos Supermercados da Cotriel, as pessoas terão também caixas, onde poderão doar alimentos e produtos de higiene e limpeza, que serão destinados ao Centro de Integração do Menor Espumosense – CIMES, entidade que tem 162 crianças matriculadas, atendendo menores dos bairros São Jorge, União, Franciosi, Martini, São Valentim,  Santa Júlia, Maravalha,  Arroio, Habitar Brasil e Luis Parizzotto, as quais recebem reforço escolar pela manhã e tarde, tem aulas de informática, dança e música, praticam atividades físicas, além de aprenderem uma profissão com a padaria, sendo que as meninas tem a oficina da beleza, feita com voluntárias e ainda há prática de artesanato. Em 2016, foram arrecadados entre ações em Espumoso e região 900 quilos entre alimentos e fraldas geriátricas, doados respectivamente para a APAE e Asilo Santa Júlia Biliart.

O presidente da Cotriel, participou da ação neste tarde e ao se manifestar na ocasião, Leocezar Nicolini  destacou o poder que as cooperativas têm na sociedade. ”Com o Dia C, as cooperativas tem um significado enorme nas comunidades. Eles disseminam os valores do cooperativismo para as pessoas e mostram que a moeda que trabalhamos não é somente o dinheiro e sim o trabalho de voluntariado que realizamos. É muito importante estarmos aqui ajudando e principalmente colaborando para que possamos ter uma sociedade mais justa e dando a oportunidade destas crianças estarem aqui e não na rua ou fazendo qualquer outra atividade.” salientou Nicolini.

Já o Vice-presidente, Paulo Parizotto, salientou da importância da ação. “É muito importante a Cooperativa fazer a sua parte, interagir junto a sociedade e hoje estamos aqui no Cimes ajudando esta entidade que tanto precisa e fazendo uma grande festa com estas crianças. Agradecemos a Marisa e a todos os profissionais que trabalham com estas crianças aqui no Cimes.” enfatizou Paulo.

A assessora administrativa, Ana Beatriz Gava lembrou de como as ações realizadas pelo Dia C podem transformar vidas. “Vamos fazer desse do Dia de Cooperar algo marcante na vida das pessoas, onde um estender de mão possa levar esperança a comunidade”.

[espro-slider id=8467]

 

 

Mais em Agricultura