GeralPolícia

Concurso Brigada Militar RS terá 4 mil vagas para soldados

0
Compartilhe este post
Com organização da Fundatec, o concurso Brigada Militar RS 2021 contará com 4 mil vagas para soldados, em seleção com quatro etapas.
Ana Lanches

O próximo concurso Brigada Militar RS contará com 4 mil vagas para a carreira de soldado. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 8, por meio do extrato de dispensa de licitação, que também revela o nome da banca organizadora.

Conforme o documento, mais um edital do Estado do Rio Grande do Sul sairá pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). Ainda segundo a dispensa, os candidatos serão avaliados em quatro fases distintas, sendo elas:

  • 1ª fase: exame intelectual;
  • 2ª fase: exame de saúde;
  • 3ª fase: exame de capacitação física; e
  • 4ª fase: exame psicológico que será composto por duas etapas – testagem coletiva e entrevista individual.

Com a dispensa publicada, o próximo passo será a assinatura do contrato entre as partes. Somente com o documento assinado, o edital será publicado. A expectativa é para que o concurso seja aberto entre o fim deste ano e o início de 2022.

O cargo de soldado da Brigada Militar RS exige o nível médio dos candidatos. No último edital, publicado em 2017, ainda foram exigidos requisitos como idade máxima de 25 anos, até o último dia de inscrição no concurso, e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres). Os ganhos iniciais eram de R$3.760,54.

Resumo sobre a seleção
  • Órgão: Brigada Militar RS
  • Cargos: soldado
  • Vagas: 4 mil
  • Requisitos: níveis médio, até 25 anos de idade e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).
  • Remuneração: a partir de R$3.760,54
  • Status: banca escolhida
Veja detalhes do concurso Brigada Militar RS soldados

Os últimos editais do concurso Brigada Militar RS para soldados foram publicados em outubro de 2017, com 4.550 vagas. Desse total, 450 foram para o Corpo de Bombeiros e 4.100 para a Polícia Ostensiva.

Na época, a seleção recebeu 42.520 inscrições. O destaque ficou para o cargo de soldado de primeira classe do Corpo de  Bombeiros, com 6.935 participantes, gerando uma concorrência de 15 pessoas por vaga.

Já para soldado de primeira classe da Brigada Militar, 35.585 candidatos concorreram ao cargo, que teve concorrência de, aproximadamente, oito pessoas por vaga.

Os candidatos foram avaliados por diversas etapas, sendo a primeira delas a prova objetiva. O exame contou com questões de Língua Portuguesa, Legislação Específica, Informática, Matemática, Direitos Humanos e Cidadania e Conhecimentos Gerais.

*Folha Dirigida

Mais em Geral