DestaquesGeralPolíciaRegiãoSegurançaTrânsitoÚtimas Notícias

Congestionamento intenso na BR-386 em Lajeado marca início do Feriadão de Natal

0
Foto: Agora no Vale
Compartilhe este post

Motoristas que planejam viajar neste sábado, dia 23, enfrentam um intenso congestionamento na BR-386, em Lajeado, no sentido capital/interior. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aconselha calma e preparação adequada para quem vai pegar a estrada neste feriadão de Natal.

A PRF oferece uma série de orientações para garantir uma viagem segura e tranquila. Antes de viajar, é crucial verificar a documentação do veículo e do motorista, além de checar freios, suspensão, pneus e sistema de iluminação. É importante também evitar o consumo de bebidas alcoólicas e planejar a viagem com antecedência, incluindo pontos de parada.

Durante a viagem, os motoristas devem manter a calma, seguir a sinalização, respeitar os limites de velocidade, e realizar ultrapassagens somente em locais permitidos. A PRF destaca a importância de não se distrair com o celular, sugerindo que seja desligado ou colocado em modo avião. Viajar durante o dia e em horários de menor movimento é outra recomendação, assim como manter-se na mesma faixa de rolamento.

Em caso de abordagem policial, a PRF orienta a obedecer às ordens dos agentes, evitar movimentos bruscos, abrir os vidros para melhor visibilidade e, à noite, ligar a luz interna do veículo.

Para situações de acidente, a recomendação é retirar os veículos da pista se não houver feridos, realizando a ocorrência pela internet. Em casos com feridos, é importante sinalizar o local e avisar a PRF.

Confira nossas orientações da PRF

  • Antes de viajar: certifique-se que a documentação esteja em dia. Confira também freios, suspensão, pneus e o sistema de iluminação. Não faça ingestão de bebidas alcoólicas. Planeje sua viagem, com pontos de parada.
  • Durante a viagem: tenha calma, acredite na sinalização e respeite a velocidade máxima. Só ultrapasse em locais permitidos e com visibilidade suficiente. Não deixe o celular ser uma distração, desligue ou ative o modo avião para que notificações não tirem a sua atenção enquanto estiver dirigindo. Priorize viajar durante o dia, nos horários de menor movimento, mantendo-se na mesma faixa de rolamento, sem mudanças repentinas de direção.
  • Abordagem policial: obedeça às ordens dos agentes, não faça movimentos bruscos, abra os vidros do carro para ser melhor visualizado e, à noite, ligue a luz interna.
  • Em caso de acidente: se não houver feridos, retire os veículos da pista imediatamente. Você pode fazer a ocorrência pela internet, através do link: https://declarante.prf.gov.br/declarante/ Havendo feridos, sinalize e avise a PRF.
  • Emergência em rodovias federais, ligue 191.

Fonte: Agora no Vale.

Mais em Destaques