AgriculturaDestaquesGeral

Conselho de agricultura estima perdas de até 60% nas lavouras em Espumoso

0
Compartilhe este post

As altas temperaturas no Rio Grande do Sul aliadas ao baixo volume de chuvas, provocaram perdas no potencial produtivo das lavouras de Espumoso, cenário que levou o Prefeito Douglas Fontana a decretar situação de emergência no município de Espumoso.

Nesta terça, dia 18, o Conselho Municipal de Agricultura se reuniu no plenário da Câmara de Vereadores para atualização dos números das perdas até o momento. De acordo com o levantamento das entidades ligadas, levando em conta a quantidade de hectares plantados na cidade, a média de perdas na safra de milho foi de 60%, na soja até o momento 35%, podendo aumentar se a chuva não normalizar nos próximos dias.

Outro setor atingido foi a pecuária, com perdas de até 40% na bacia leiteira e até 15% na criação de gado de corte.

O Coordenador da Defesa Civil de Espumoso, Cesar Vinchiguerra destaca que os números foram atingidos através de um estudo com os números apresentados pelas entidades que fazem parte do conselho. “Nós recebemos os dados e fizemos uma média de cada setor, pode ter agricultor que vai perder, outros vão perder menos, mas nós precisamos fazer o levantamento médio e agora encaminhar esse decreto e esperar que a comissão estadual homologue o mesmo para que possamos ajudar os produtores nesse momento complicado.” salientou Cesar.

Mais em Agricultura