Os lares brasileiros demonstraram uma elevação de 2,89% no índice de consumo em outubro, conforme divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A comparação é realizada com o mês anterior, enquanto em relação a outubro do ano passado, o aumento registrado é de 0,61%. No acumulado do ano, o índice aponta uma alta de 2,64%. Esses números abrangem diversos formatos de lojas, como atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce, sendo todos os indicadores deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, o crescimento pode ser atribuído à inauguração de novas lojas e ações promocionais. “As atividades promocionais tradicionalmente se intensificam no segundo semestre, combinadas com renda mais estável e a menor variação nos preços da cesta de abastecimento dos lares”, afirmou Milan. No período de janeiro a novembro, foram abertas 573 lojas, sendo 306 novas e 267 reinauguradas, destacando-se supermercados (185) e atacarejos (121).
Apesar do aumento registrado em outubro, os preços dos produtos essenciais tiveram quedas expressivas de janeiro a outubro (-6,43%) e nos últimos 12 meses (-5,08%), influenciados principalmente por itens como óleo de soja, feijão, cortes bovinos, frango congelado e leite longa vida. O valor da cesta de 35 produtos de largo consumo teve uma leve alta de 0,10% em outubro em comparação com setembro.
Dentre os destaques, as maiores altas foram observadas em produtos como batata, cebola, arroz, carne bovina (corte traseiro), açúcar refinado, tomate, extrato de tomate e pernil. Já a cesta de lácteos apresentou a maior retração, especialmente no leite longa vida. Na cesta de produtos básicos, quedas significativas foram registradas em feijão, óleo de soja, café torrado e moído, farinha de mandioca e farinha de trigo. Em higiene e beleza, alguns itens apresentaram quedas, enquanto papel higiênico e creme dental tiveram altas. Na categoria de limpeza, houve recuos em sabão em pó, detergente líquido para louças e água sanitária.
Fonte: Agência Brasil