GeralNegóciosÚtimas Notícias

Conta de luz não terá cobrança extra em abril

0
Compartilhe este post

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

A conta de luz não terá cobrança extra em abril. A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira vigência da bandeira tarifária verde para o mês que vem. Com isso, não haverá custo adicional ao consumidor.

Em março, vigorou a bandeira amarela, o que representa a cobrança adicional de R$ 1,50 a cada 100 kilowatts-hora (kWh) consumidos. Desde que o sistema de bandeiras entrou em funcionamento, no início de 2015, esta é a primeira vez que a bandeira verde foi autorizada.

O mecanismo tem como objetivo repassar mensalmente para o consumidor a variação no custo da energia. Até a criação das bandeiras tarifárias, o repasse era anual.

O custo da energia baixo para abril com o desligamento de usinas termelétricas mais caras. Por sua vez, isso foi possível devido à melhora na situação dos reservatórios das hidrelétricas.

“Três fatores principais contribuíram para a bandeira verde: a evolução positiva do período úmido de 2016, que recompõe os reservatórios das hidrelétricas; o aumento de energia disponível com redução de demanda; e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro.” – diz o comunicado da Aneel.

Fonte: Giane Guerra/ Acerto de Contas

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Mais em Geral