No último dia 12 de janeiro um grave acidente de trânsito deixou uma criança de cinco anos morta em Passo Fundo. Em um primeiro momento, naquele dia, as informações do local mostraram que um adolescente de 17 anos estaria conduzindo um Fiat Uno, sendo que desrespeitou a sinalização de parada obrigatória no cruzamento das ruas Gervásio Annes e Guilherme Kurtz, colidindo na lateral de um Volkswagen Gol que trafegava pela Gervásio Annes. Como resultado do impacto, uma criança foi ejetada do veículo Gol.
Na ocasião as vítimas do Volkswagen Gol foram levadas ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), incluindo a criança em estado gravíssimo. Além do condutor, mais dois passageiros estavam no veículo Uno, sendo que mostravam sinais de embriaguez.A condutora do Gol realizou o teste do etilômetro, com resultado negativo para álcool.
A criança acabou declarada morta no hospital e foi identificada como Endriel de Camargo Borges, de 5 anos e 7 meses, filho de uma técnica de enfermagem. Tão logo o fato ocorreu a Polícia Civil iniciou uma investigação para apontar quem realmente dirigia o carro na hora da colisão, pois houve o apontamento de que se tratava de um menor. Imagens foram disponibilizadas e mostraram a saída dos ocupantes do carro logo após a colisão com o Gol. Estas imagens estão sendo analisadas pela polícia.
Na tarde de hoje (15) a Uirapuru recebeu um comunicado formal do advogado de defesa do menor, apontado até então como o condutor e causador do acidente que vitimou fatalmente a criança. No comunicado a defesa do menor informa que ele era caroneiro no veículo Uno, aparecendo no vídeo sem camisa e descendo do carro após a colisão.
Confira o que diz o comunicado na íntegra:
No dia 12 de janeiro de 2025 aconteceu um acidente de trânsito que vitimou Endriel de Camargo Borges, de cinco anos. Após a divulgação das imagens de câmeras de segurança que capturaram o momento da colisão, entende-se prudente prestar alguns esclarecimentos.
A defesa constituída de M. H. (devido ser menor de idade terá sua identidade preservada) presente no contexto fático, vem informar que sua pessoa é o rapaz sem camiseta que sai do veículo – pelo lado do carona – e senta na calçada, não sendo o motorista, conforme apontado inicialmente.
M. H. se colocou, e mantém, à disposição para cooperar integralmente com as autoridades competentes para esclarecer os fatos. O investigado gostaria de expressar seu mais profundo pesar
pelo trágico acidente de trânsito ocorrido. Estando profundamente abalado e arrependido.
Atenciosamente,
Lucas Estevan Duarte
OAB/RS 95233
*Radio Uirapuru