PUBLICIDADE

Deputado Luiz Marenco apresenta projeto para proteger o hino e os símbolos do RS

Compartilhe este post

O deputado estadual Luiz Marenco (PDT) apresentou nesta última semaua um Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa para proteger os símbolos do RS.
Conforme divulgou o cantor e compositor gaúcho em sua rede social, o PL busca resguardar não só o hino, mas também os símbolos ociais do Estado, como a bandeira e as armas.
A medida, segundo Marenco, é transformar em lei para evitar ataques e afronta as expressões simbólicas no Rio Grande do Sul, incluindo a interpretação legitima do Hino, que se tornou polêmica na posse dos vereadores de Porto Alegre, quando o parlamentar eleito pelo PSOL, Matheus Gomes, e outras quatro vereadoras, se recusaram a cantar permanecendo sentadas durante a execução.

O protesto, segundo eles se deu por um trecho da letra que teria conotações racista.
A estrofe questionada diz que “povo que não tem virtude acaba por ser escravo”. A polêmica foi além, movimentando também diversas entidades tradicionalistas que se colocaram contra o protesto do vereador.
A discussão foi parar na Assembleia, quando o deputado do PT, Luiz Fernando Mainardi, sugeriu a alteração do hino. Dias depois do anúncio a própria assessoria do deputado comunicou a retirada do projeto. A PL de Marenco está em fase de tramitação na Assembleia.

*Giro de Gravataí

Leia mais

PUBLICIDADE