O deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB) protocolou na última sexta-feira (17) um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa, que propõe o afastamento de até dois dias consecutivos para o servidor público que tiver o falecimento do seu animal de estimação.
Maroni ressalta que os companheiros de quatro patas se tornaram membros das famílias, tendo um laço de amor e carinho cada vez mais intenso e único com os seus tutores. O projeto busca amenizar o sofrimento enfrentado pelos tutores nos primeiros dias, após o falecimento do seu pet.
“É o mínimo que pode ser concedido à pessoa, ao servidor público que perde seu animal de estimação, hoje em dia. É um luto como se fosse de um familiar, às vezes até uma dor maior do que a perda de um pai, uma mãe ou um familiar, justamente por isso este momento em que ocorre a morte deve ser respeitado”, afirma Maroni.
O deputado lembra ainda, que conforme dados recentes do IBGE, aproximadamente 47% dos lares no Brasil têm ao menos um cachorro e 20% ao menos um gato.