DestaquesGeralSaúde

Dia D da Campanha de Multivacinação será neste sábado

0
Foto: Divulgação
Compartilhe este post

A Secretaria Municipal de Saúde promove amanhã, dia 24, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Segundo informações da Secretaria,  as unidades de saúde Gerardo Barbosa e Renê Baccin estarão abertas, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, para atendimento ao público alvo, que são as crianças menores de cinco anos e as crianças de nove anos até os adolescentes menores de 15 anos. A campanha acontece para atualização do cartão de vacinação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Kelli Cechelle, ressalta que os pais ou responsáveis devem procurar a unidade mais próxima para atualizar o cartão dos filhos que se enquadram no público alvo. “Os pais deve levar as crianças até o posto de saúde para realizar a atualização da carteirinha de vacinas e colocar em dia as doses necessárias. O dia D de vacinação é especialmente realizado para aqueles pais que não conseguem tempo para levar seus filhos durante a semana, por isso devem aproveitar a oportunidade e colocar em ordem as vacinas neste dia.” Salienta.

Na Campanha de Multivacinação, a estratégia do Ministério da Saúde é oferecer à população alvo as vacinas de rotina, para melhorar a cobertura vacinal e aperfeiçoar a logística dos serviços de saúde. “Para as crianças menores de cinco anos são disponibilizadas a BCG, Hepatite B, Penta, VIP, VOPb, Rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral, Varicela e Hepatite A. Já para as crianças de nove anos a adolescentes menores de 15 anos são disponibilizadas a Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, dT e HPV. Por isso é importante que a pesquisa para saber da necessidade de aplicação de algumas destas doses.” Explica Kelli.

A Campanha de Multivacinação acontece até o dia 30 de setembro.

Mais em Destaques