A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A estratégia de vacinação contra a influenza tem com propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação anual é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza.
A composição das doses aprovadas pelo órgão sanitário norteia as farmacêuticas detentoras do registro de fabricação do insumo para a vacina seguindo padrões determinados pela OMS.
Geralmente, a vacinação inicia-se antes do inverno para que, ao começar essa estação, a população mais vulnerável já esteja protegida. Entre as pessoas prioritárias estão os idosos com 60 anos ou mais, os trabalhadores da saúde, crianças (6 meses a menores de 5 anos), gestantes e puérperas.
Em todo o Brasil, no último sábado, 13, foi realizado o Dia D de vacinação contra a Influenza. Em Espumoso, todas as Unidades Básicas de Saúde estiveram aplicando a doce que pode salvar vidas. O total de pessoas vacinadas foi de 426, durante o período.
Aqueles que não foram fazer a vacina, podem comparecer em qualquer UBS, munidos de CPF, cartão SUS e Cartão de Vacina. A vacinação vai até 31 de maio, para toda comunidade.