AgriculturaGeral

Dia Estadual da Juventude Rural é comemorado em evento online

0
Compartilhe este post
Ana Lanches

Para debater as oportunidades de trabalho e renda para jovens rurais, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) realizam, nesta sexta-feira (17/07) o Encontro em Comemoração ao Dia Estadual da Juventude Rural, celebrado no dia 15 de Julho. A programação online começa às 14h e se estende até às 16h. O evento será transmitido pelo facebook da Emater/RS-Ascar e poderá ser acompanhado pelo link https://youtu.be/Fo43poTZIfQ . As inscrições podem ser feitas através do link https://cutt.ly/jrural.

A programação destaca a experiência de cinco jovens rurais: Camila Folmann e Artur Daros, de Poço das Antas; Luis Henrique da Rosa, de Venâncio Aires; Sibeli Magalski, de Sarandi; e Diana Sales, de Tenente Portela. Também participam do bate-papo, o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, e o secretário da Seapdr, Covatti Filho.

“Eu tenho um pesque- pague, campo de futebol, pomar de frutas, horta, gado e cinco açudes”, descreveu a jovem Kaingang Diana Sales, que mora na Terra Indígena Guarita, no Setor ABC (pertence ao município de Tenente Portela). Viúva há sete meses, Diana tem dois filhos, Renata, de 11 anos, e Luís, de quatro. A jovem conta que, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, as atividades no pesque-paque e no campo de futebol tiveram de ser suspensas e isso reduziu um pouco a renda da família. Para ela, a assistência técnica e social que recebe da Emater/RS-Ascar foi decisiva para que pudesse ingressar no Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, do Governo Federal, quando acessou fomento de R$ 2.400,00 para investir no cultivo de peixes. A Emater/RS-Ascar também acompanha outro projeto produtivo da jovem Diana, financiado pelo Programa Bolsa Juventude Rural, do Governo do Estado.

Números
De acordo com a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Isabel Robaert de Souza, o total de jovens rurais atendidos pela Instituição, em 375 municípios no Rio Grande do Sul, passa de 5.800.

Conforme a Lei Estadual da Juventude Rural (nº 11.361/1999), que instituiu o dia 15 de julho como o Dia Estadual da Juventude Rural, é considerado jovem rural o filho de agricultor, proprietário, meeiro, arrendatário, ocupante assalariado ou assentado rural, com até 35 anos de idade.

*Emater

Mais em Agricultura