EducaçãoGeral

Dia Mundial da Alfabetização: data serve para lembrar um direito fundamental de todos

0
Compartilhe este post

É comemorado nesta quarta-feira, 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização. A data tem o objetivo de fomentar a alfabetização em vários países e foi instituída em 1967 pela ONU e UNESCO.

Segundo pesquisas, o desenvolvimento de um país está diretamente ligado ao processo da alfabetização. Ou seja, quanto mais pessoas souberem ler e escrever, maior é o índice de desenvolvimento.

Em entrevista na Uirapuru, a professora e diretora da Faculdade de Educação da UPF, Adriana Dickel, especialista na área da alfabetização, declarou que a intenção da data é marcar um direito universal da pessoa, de dominar um dos instrumentos mais importantes da vida na sociedade: a escrita.

Segundo Adriana, toda a nossa cultura é moldada desde muito cedo baseada na leitura e escrita, muito mais do que na oralidade. De acordo com ela, os avanços tecnológicos se deram fundamentalmente a partir da escrita. No entanto, na nossa sociedade atual muita gente ainda está no limbo deste conhecimento e, portanto, estão afastados das possibilidades que a alfabetização oferece.

Por isso, a professora destaca que, quando a ONU decretou esse dia, foi para lembrar que todos temos direito a leitura e escrita. Também, para que muitas pessoas ao redor do mundo conquistem esse direito.

*Radio Uirapuru

Mais em Educação