Esporte

Direção do Guarany/Cotriel divulga Nota de Esclarecimento sobre jogo contra ATF

0
Compartilhe este post

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]NOTA DE ESCLARECIMENTO – DIREITO DE RESPOSTA.

Sobre a notícia veiculada “Desrespeito e violência, delegação da ATF é agredida em Espumoso”, na Fan Page ATF – Futsal – Tapejara/RS, no domingo, dia 25/10/2015, a direção do Clube Atlético Guarany vem a público, por meio desta nota, esclarecer a sua posição sobre os fatos descritos, bem como exercer o seu direito de resposta para veementemente repudiar as alegações colocadas de forma tendenciosa na matéria, claramente utilizada com o único propósito de denegrir a ótima reputação que o Guarany possui, sendo um clube que tem por histórico receber bem os visitantes em seu ginásio, propiciando segurança, tanto dentro de quadra, quanto para quem assiste.

Primeiramente, esclarecemos que a direção do Clube Atlético Guarany não compactuou e jamais aprovará qualquer tipo de violência, muito menos incitou a torcida, muito pelo contrário, durante a semana que antecedeu o jogo utilizou dos veículos de comunicação locais para solicitar ao torcedor que fosse ao ginásio apenas para torcer, e, sabendo da grande presença de público, e do clima decisivo e quente da partida, devido aos resquícios do jogo em Tapejara, contratou o dobro de seguranças, que realizaram inclusive proteção especial no banco de reservas da equipe visitante. A Brigada Militar também esteve presente no ginásio, inicialmente com dois policiais e depois com mais reforço.

A maioria dos fatos narrados na matéria nada mais são do que parte da pressão comum de um jogo decisivo, mas que foram visivelmente agravados de forma proposital pela parcial reportagem, com o intuito de gerar comoção midiática, colocando a responsabilidade no Guarany, sobre fatos que ocorreram fora do ginásio. Em quadra, o jogo transcorreu normalmente, exceto por uma desleal cotovelada dada por um atleta da ATF, que atingiu o supercílio de um jogador Guarany, e que foi punida pelo árbitro apenas com o cartão amarelo e acirrou os ânimos da torcida local. Os fatos do jogo do dia 17/10/2015 em Tapejara certamente acirraram ainda mais o confronto do último sábado e as direções, pensando na segurança de todos, cancelaram a vinda da torcida organizada da ATF. A direção da ATF e a direção do Guarany assistiram o jogo juntos, em um clima de total tranquilidade e respeito.

Assim que acabou o jogo, todos os jogadores, integrantes da comissão técnica e diretores se cumprimentaram normalmente e foram para os vestiários. Tivemos todo o cuidado possível para que nada viesse a acontecer à delegação da ATF, e na saída dos vestiários, vários de nossos diretores, inclusive o Presidente, um dos agredidos no jogo em Tapejara, ajudaram a Brigada Militar a escolta-los até lado exterior do ginásio onde se encontrava o ônibus da ATF. A todo o momento a direção tentou conter os ânimos dos torcedores mais exaltados dentro do ginásio, onde o Clube Atlético Guarany é responsável, havendo absolutamente nenhum incidente de violência. Os atos de violência foram cometidos fora do ginásio, por uma minoria de torcedores alterados e exaltados, onde a responsabilidade é da segurança pública. O Clube Atlético Guarany pensou muito na segurança desta partida, fizemos tudo o que era necessário, mas existem situações fora do ginásio que fogem do nosso controle, e que dizem respeito a segurança pública.

O Clube Atlético Guarany é uma instituição séria e tradicional do esporte gaúcho, e que tem por fins a promover o esporte, cultura e lazer, possui um compromisso muito grande com a comunidade espumosense e com os seus patrocinadores e apoiadores, e de forma alguma pactuamos com atitudes de violência e reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem estar de todos em nosso ginásio, na certeza de que fizemos mais que o necessário dentro do ginásio para propiciar segurança a delegação da ATF.

Mais uma vez lamentamos e reprovamos as atitudes de violência, nos solidarizamos com os colegas de direção, comissão técnica e jogadores da ATF, e por fim, nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Mais em Esporte