Na tarde desta sexta-feira, 21 de março, tomou posse como Juíza Titular e Diretora do Fórum de Espumoso a Dra. Núbia de Miranda Friás, suprindo um espaço de seis meses sem juiz titular.
A solenidade de posse foi realizada junto ao Salão do Júri, no Fórum em Espumoso, com a presença de autoridades dos municípios atendidos pela Comarca, além de representes da OAB, MP, Defensoria Pública e imprensa.
Natural de Belém, no Pará, a Dr. Núbia de Miranda Friás foi direcionada pelo TJRS para assumir a cadeira de Juíza Titular de Direito na Comarca de Espumoso. Antes de atuar na área jurídica, a magistrada teve sua primeira formação na área da engenharia mecânica e anos depois, voltou-se à área do direito, sendo nomeada juíza em julho de 2022, como Juíza de Direito Substituta em Tapejara.
Fizeram uso da palavra o Dr. João Gilberto Engelmann, Juiz de Direito que foi o anfitrião da solenidade, a Dra. Marcia Zuffo, presidente interina da OAB subseção de Espumoso, a Dra. Suzane Hellfeldt, promotora do município de Espumoso, e o Dr. Gerson Lopes Rodrigo Machado, prefeito de Espumoso. Todos frisaram a importância da vinda da magistrada, e a satisfação em ter uma juíza titular na comarca.
Logo após, a Juíza Dra. Núbia de Miranda Friás falou um pouco de sua biografia, e destacou o diálogo e o respeito com que foi recebida no Rio Grande do Sul, agradecendo à Comarca de Tapejara, que a tratou com muito carinho. Ela destacou o orgulho de trabalhar na comarca onde a Desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, que foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, após 148 anos de história, ocupou o cargo de juíza em 1989.
A Juíza empossada também falou sobre como costuma trabalhar: “pretendo utilizar minha experiência em gestão de projetos, todo o conhecimento que tenho na área de engenharia, para colocar aqui na divisão de projetos, na gestão da comarca, atuando não só nos processos, mas também nas pessoas”, afirmou.
Confira fotos: