CidadeDestaquesEleições 2024GeralÚtimas Notícias

Edital de Convocação de Mesários para o pleito de 2024 será publicado dia 15 de julho

0
Foto: Arquivo/CE
Compartilhe este post

Começa na próxima terça-feira, 9 de julho, o prazo para que os cartórios eleitorais de todo o estado convoquem as mesárias e os mesários aptos a trabalhar nas Eleições Municipais 2024. As convocações poderão ser realizadas até o dia 7 de agosto por correio, e-mail ou aplicativo de mensagem como o WhatsApp.

Segundo a Chefe do Cartório Eleitoral de Espumoso, Andreia Colovini, nesta terça-feira, 9, sai o edital comunicando que dia 15 de julho serão publicados os nomes dos convocados para o serviço de mesários nas 37 sessões eleitorais do município.

O link de convocação é https://www.tse.jus.br/servicos-judiciais/publicacoes-oficiais/diario-da-justica-eletronico/diario-da-justica-eletronico-1, e poderá ser acessado a partir do dia 15 por qualquer cidadão.

É importante que o eleitor verifique se o seu endereço está atualizado no cartório eleitoral para que a convocação seja efetivada. No caso dos voluntários, a nomeação será enviada para os canais de contato informados no momento da inscrição.

Os eleitores chamados para trabalhar no pleito deverão confirmar a recepção da mensagem e terão cinco dias para aceitar ou contestar a chamada. Por se tratar de serviço obrigatório, a dispensa só poderá ser concedida em casos excepcionais.

Quais os benefícios de ser mesário?

A Justiça Eleitoral fornece auxílio-alimentação para o dia da votação e realiza a emissão de certificado pelos serviços prestados. Além disso, quem contribui com o processo eleitoral tem acesso a uma série de benefícios. Confira:

  • Dispensa do serviço, pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem;
  • Critério de desempate para promoção de servidor público, levando-se em conta o número de vezes em que prestou serviços à Justiça Eleitoral;
  • Critério de desempate para provimento de cargos, mediante concurso público, no âmbito do Tribunal Eleitoral, se previsto em edital;
  • Utilização das horas trabalhadas como atividades complementares para os estudantes de graduação.

Com informações do Cartório Eleitoral de Espumoso

Mais em Cidade