A eleição para os novos conselheiros tutelares acontecerá em todo o Brasil no dia 6 de outubro. Em Espumoso a população irá às urnas para escolher 05 conselheiros. Os membros que vão atuar na promoção dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), serão escolhidos por meio de voto em urna eletrônica, obedecendo à padronização nacional do Processo de Escolha Unificado dos Membros do Conselho Tutelar, que leva em consideração parte do modelo adotado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O prazo para os interessados se candidatarem ao cargo de conselheiro tutelar terminou no último dia 17 de maio. Foram protocolados 11 pedidos de candidatura, que agora serão analisadas e posteriormente homologadas para a disputa.
Quem pode concorrer
Poderão participar todas as pessoas da comunidade local, maiores de 21 anos de idade, que possuam domicílio eleitoral no município, e que preencham as exigências previstas na Lei Federal nº 8.069, de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na Lei Municipal local de criação do Conselho Tutelar, além de todas as pessoas que já tenham exercido a função de conselheiro tutelar e que ficaram fora do CT durante o último mandato.
Integram os requisitos, os conselheiros tutelares que estão no exercício do primeiro mandato e os que tenham exercido a função por período inferior a seis anos nos dois últimos mandatos.
Confira a lista das inscrições.
Beatriz Madalena Bervian Ozelame
Cândido Joarês de Lima
Fátima Teresinha Dresch
Giuliana Bedine
José Laor dos Santos
José Alvori dos Santos Moraes
Maria Teresinha Barreto
Nilza Brum dos Santos
Márcio Daniel Borges Mendes
Traudi Kinetz de Brum
Vera Maria Meazza