Anúncio foi feito por volta de 11h45min pelo Capitão Pedro Henrique Sanhudo, do Corpo de Bombeiros. Segundo autoridade, área foi estabilizado e será isolada
Os trabalhos de buscas por restos mortais e destroços do avião que caiu em Gramado, na Avenida das Hortênsias, foram encerrados no fim da manhã desta segunda (23). A confirmação foi feita pelo capitão do Corpo de Bombeiros, Pedro Henrique Sanhudo, por volta de 11h45min.
Além da retirada dos destroços, o capitão explicou que todas as provas para a investigação dos órgãos de segurança, como peças da aeronave, foram completamente recolhidas. A área também foi estabilizada. Além disso, ela será isolada. A pousada atingida pelo avião também será reavaliada.
— O isolamento ainda ocorre em virtude deste risco que aconteceu em razão da queda, em razão da colisão da aeronave com a estrutura e posteriormente a sua explosão, visto que nós temos aí uma onda que penetrou e alcançou estabelecimentos num raio da região — explicou o capitão.
No momento, uma pista da Avenida das Hortênsias segue bloqueada. Tapumes foram colocados no terreno onde o avião caiu.
Identificação em andamento
O trabalho de identificação dos corpos das vítimas já está em andamento. Familiares dos 10 mortos, que moram em São Paulo, estão sendo encaminhados para fazerem coleta de DNA. Além disso, fichas papiloscópicas (que contém impressões digitais) e registros odontológicos estão sendo reunidos para envio ao Estado.
Os procedimentos estão sendo coordenados pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul com apoio do mesmo órgão de São Paulo e da Polícia Civil. O trabalho do IGP gaúcho está sendo feito por uma equipe especializada em atendimento de desastres em massa, a partir de um protocolo internacional criado pela Interpol, que é o Disaster Victims Identification (DVI).
Fonte: Pioneiro / Gaúcha ZH
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS