DestaquesEducaçãoGeral

Escola José Clemente Pereira terá Novo Ensino Médio em 2020

0
Compartilhe este post

A Escola Estadual José Clemente Pereira é uma das 300 escolas-piloto do Estado do Rio Grande do Sul para a implantação do Novo Ensino Médio a partir de 2020. A proposta do Novo Ensino Médio busca incentivar o protagonismo juvenil e a formação integral do jovem, ao estabelecer uma estrutura curricular comum a todas as escolas, e possibilitar maior autonomia para os estudantes definirem os rumos da sua educação, de acordo com seus interesses e afinidades pessoais

A reforma do ensino médio determina, entre outros pontos, a implantação gradual do ensino integral e o aumento da carga horária mínima anual de 2 mil para 3 mil horas. Deste total, 1800 horas são voltadas para um currículo básico em todo o país e as 1200 horas restantes serão definidas segundo a proposta da escola e escolhidas pelos estudantes de acordo com a sua área de interesse. As mudanças devem ser implementadas a partir de 2010, em algumas escolas-piloto, mas devem chegar a todas as salas de aula até 2021.

Hora de escutar

Ao longo do mês de junho está disponível no hotsite uma pesquisa de opinião chamada “Questionário de Escuta”. Podem responder alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio, professores, familiares e membros da comunidade local. Por meio dela, serão realizados diagnósticos que terão impacto direto na elaboração dos itinerários formativos, que são as áreas de interesse dentro do currículo que podem ser escolhidas pelo aluno.

Após o processamento desses dados, serão promovidas discussões junto à comunidade e escolas para a concretização das mudanças necessárias. O questionário será aplicado, em um primeiro momento, para as 300 escolas-piloto, e os resultados permitirão uma análise precisa sobre a efetividade das ações.

 “ É momento de todos participarem, para que possamos construir um Novo Ensino Médio em nossa escola, que atenda as demandas dos nossos alunos e de nossa comunidade”, diz a diretora Mara Carlet Provensi. Através do Grupo Dinamizador da escola, todos os segmentos, alunos, famílias, professores e comunidade, estão sendo mobilizados para responderem ao questionário.  Para participar, é preciso acessar o link formularios.educacao.rs.gov.br ou portal.educacao.rs.gov.br/novo-ensino-medio, realizar o cadastro, escolher seu perfil   e responder o questionário.  Ao responder,  é preciso  selecionar a EEEM Jose Clemente Pereira como referência. O prazo é até 30 de junho. Maiores informações e o passo a passo para acessar o formulário estão disponíveis no facebook da escola.Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Roseli Schmitz :“  É momento de mobilização, pois a opinião da comunidade em geral é imprescindível para a escola neste momento tão importante de reconstrução de seu currículo e darmos aos nossos jovens uma formação de acordo com as suas necessidades e a da sociedade local e o momento em que vivemos”.

A Reforma do Ensino Médio tem por objetivo combater alguns dos maiores problemas enfrentados nesta fase. Quase 2 milhões de jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola, seja pela necessidade de trabalho e geração de renda, dificuldade de acesso à escola ou falta de interesse. Além disso, o Ensino Médio possui um grande gargalo, com os maiores índices de evasão e os piores indicadores de aprendizado de toda a Educação Básica. Outras grandes dificuldades enfrentadas são o déficit na oferta de vagas, a falta de professores e o baixo investimento nesta etapa de ensino.

Mais em Destaques