DestaquesEducaçãoGeral

Escolas da Rede Estadual de Ensino realizam eleições para diretores e vice-diretores

0
Compartilhe este post

 

Ana Lanches

Nesta semana as escolas da rede estadual estão realizando o processo eleitoral para as funções de diretores e vice-diretores, para a gestão no triênio 2022-2024. A votação que teve início ontem (30/11), encerra-se nesta quarta-feira (1º/12).

O pleito ocorre mediante indicação, por meio de votação direta pela comunidade escolar. Assim, pais e responsáveis, alunos, professores e servidores escolherão a equipe gestora que atuará pelos próximos 3 anos.

Para dirigir o processo eleitoral nos estabelecimentos de ensino cada escola constituiu uma Comissão Eleitoral. Em grau de recurso, podem ser acionadas as comissões regionais e comissão estadual.

Uma das novidades que acontece nas eleições deste ano, é a utilização de cédula eletrônica, substituindo as cédulas em papel. Essa cédula ficará disponível por meio de um aplicativo que será instalado em um Chromebook (não será necessário acesso à internet, pois todo o processo de votação será off-line), a ser disponibilizado pela direção da escola.

A participação dos pais e responsáveis por alunos é importante no processo pois, conforme a Secretaria Estadual de Educação, a eleição somente terá validade se a participação mínima do segmento pais/alunos for de 30% (trinta por cento); e do segmento Magistério/servidores atingir 50% (cinquenta por cento), do respectivo universo de eleitores. Na hipótese de um dos segmentos não atingir o percentual de participação previsto no parágrafo anterior, processar-se-á nova votação dentro de 8 (oito) dias.

Para as votações, os estabelecimentos de ensino continuam seguindo as normas e protocolos sanitários, durante todo o processo de indicação, evitando aglomerações, respeitando o distanciamento social e o uso de máscara de proteção individual por todos os participantes.

Mais em Destaques